domingo, 10 de março de 2013

Disputa avança para polarização entre Scherer e Scola

Angelo Scola (esq), arcebispo de Milão, e Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo
O Estado de S.Paulo – No dia em que a data do conclave foi divulgada, a lista de cardeais que mais circulam no meio eclesiástico e na imprensa internacional foi reduzida. Ontem, os principais jornais da Itália e alguns dos vaticanistas mais respeitados indicaram que os favoritos para suceder o papa Bento XVI são dois: o italiano Angelo Scola, arcebispo de Milão, e o brasileiro Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo. Mas o favoritismo tem um preço: em caso de impasse, uma terceira via poderá ser apresentada na janela do Vaticano.

O favoritismo de Scola e de Scherer ficou claro nas páginas dos diários La Repubblica, La Stampa e Il Messaggero, além da revista Panorama, quatro dos mais respeitados veículos de imprensa da Itália. Todos convergiram na sexta-feira quanto aos cardeais que teriam saído fortalecidos das Congregações-Gerais, as reuniões pré-conclave do Colégio Cardinalício.

“Partida entre dois no conclave”, escreveu o La Repubblica, que mencionou o brasileiro como “homem forte do IOR”, o Banco do Vaticano. Segundo o diário, Scola seria sustentado por cardeais reformistas, enquanto Scherer seria o “representante da Cúria”, avesso a reformas na Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário