sexta-feira, 17 de maio de 2013

Infectologista confirma suspeita de casos do vírus H1N1 no Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte possui casos isolados com suspeita de gripe H1N1 que, inclusive, já foram notificados. A informação é do infectologista Kleber Luz. “Alguns casos isolados estão com suspeita de H1N1, que é um vírus sazonal, como também da gripe comum e outras doenças respiratórias”, explicou o médico.

Ainda segundo ele, as pessoas de grupos de risco – idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas e crianças pequenas – que não se vacinarem elevam o risco de contrair a gripe de forma grave. “A vacina bloqueia a ação do vírus. É importante a imunização para aumentar as defesas. O vírus passa por constante mutação e isso pode elevar os riscos de contágio da gripe H1N1 e até mesmo levar ao óbito”, afirmou Kleber Luz.

Em alguns estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Ceará já registraram casos de morte confirmadas pelo vírus H1N1.

Em Natal, de acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Solange Cruz ainda não há confirmação de casos. “Não temos o diagnóstico fechado, apenas suspeitas que não foram confirmadas até o momento”, contou Solange Cruz.

Ainda segundo a coordenadora, a campanha de vacinação ocorre entre os meses de abril e maio devido à alta incidência de doenças respiratórias nesse período. “Geralmente em junho ocorre à elevação dos casos de doenças respiratórias, por isso é importante à população estar imunizada por período anual”, afirmou Solange.

Campanha

Até a manhã desta sexta-feira, segundo dados do Ministério da Saúde o Rio Grande do Norte ainda não alcançou a meta de vacinar 80% do público alvo da campanha, mas está próximo. Foram imunizadas 407.393 mil pessoas, o que equivale a 79,2%.

Em Natal, somente o público específico de trabalhadores de saúde ultrapassou a meta com 87,95% de imunização. Do público geral, o índice de vacinação está em 71,72%, o que corresponde a 93.732 imunizados.

A campanha de vacinação segue até o dia 30 nos postos de saúde, após esse período a vacina da gripe não estará disponibilizada.
Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário