quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Ministério da Saúde confirma a vinda de 3 médicos cubanos para o município de São Miguel

O município de São Miguel, juntamente com as cidades de Riacho de Santana e São Tomé, integra a lista de cidades selecionadas para receber os sete médicos cubanos que virão trabalhar no Rio Grande do Norte. O número de beneficiados pelo acordo do Ministério da Saúde com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) dentro do programa Mais Médicos foi divulgado nesta terça-feira (3).

Conforme a informação divulgada pelo Ministério da Saúde, a cidade de São Miguel receberá três médicos vindos de Cuba, enquanto que os municípios de Riacho de Santana e São Tomé terão cada dois profissionais cubanos.

O Ministério da Saúde informou que os critérios utilizados para a seleção dos municípios foram capacidade instalada, equipes de Saúde na Família sem médicos, potencial de expansão da atenção básica e áreas do país com maior necessidade. Um total de 15 cidades potiguares se inscreveram para receber os profissionais do convênio entre o ministério e a Opas.

O primeiro grupo de cubanos tem 400 profissionais, que serão direcionados a 219 localidades. Juntas, as regiões Norte e Nordeste receberão 91% desses médicos – o equivalente a 364 profissionais. Eles trabalharão em unidades básicas de saúde de 187 localidades (69 municípios e 12 distritos indígenas no Norte e 105 municípios e um distrito indígena no Nordeste). Os 36 demais médicos irão para áreas carentes em 26 cidades do Sudeste e em seis do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário