segunda-feira, 3 de março de 2014

“12 Anos de Escravidão” é melhor filme do Oscar; “Gravidade” leva sete

oscar 2014
Um dos favoritos do Oscar 2014, “12 Anos de Escravidão” levou a cobiçada estatueta de melhor filme no Oscar 2014. O filme ganhou três prêmios no evento: Roteiro Adaptado, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Filme. O prêmio de Melhor Filme é também o primeiro Oscar de Brad Pitt, que é produtor de “12 Anos de Escravidão”.

Dirigida por Steve McQueen, a obra é baseada nas memórias de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), negro livre do Norte dos Estados Unidos que é sequestrado e vendido como escravo. “Todo o louvor deve ir para Solomon Northup”, disse o roteirista John Ridley em discurso no Oscar. “Essas são as suas palavras. Essa é a vida dele”, explicou, lembrando que a história de “12 Anos” é verídica.
Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Drama, o filme concorreu ao Oscar também nas categorias de Melhor Ator (Chiwetel Ejiofor), Melhor Ator Coadjuvante (Michael Fassbender), Melhor Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong’o, que levou o prêmio), Melhor Direção (Steve McQueen), Melhor Roteiro Adaptado (John Ridley), Melhor Figurino, Melhor Edição e Melhor Direção de Arte.
Apesar de não ter levado o Oscar de Melhor Filme, “Gravidade” foi a obra que saiu com mais prêmios: sete, ao total. Entre eles, o de Melhor Diretor, para Alfonso Cuarón. É a primeira vez que a Academia dá um Oscar de direção a um latino-americano. “Trapaça”, do diretor David O. Russell (“O Lado Bom da Vida”), não levou nenhum prêmio no Oscar 2014, embora tenha sido o líder de indicações, com dez categorias concorrendo, mesmo número de “Gravidade”. “O Lobo de Wall Street”, de Martin Scorsese, “Capitão Phillips”, do diretor Paul Greengrass (“A Supremacia Bourne”), e “Nebraska”, do diretor norte-americano Alexander Payne, também não levaram nenhuma estatueta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário