domingo, 16 de março de 2014

Do RN Política em Dia: Alexandria: Brincam com a saúde da população

03:35 da manhã, acordo com meu filho de 4 anos, vomitando initerruptamente. Reclama de dores na barriga. Tomamos os cuidados iniciais, porém pelo volume de vômito, decidimos levá-lo ao hospital. 
 
03:50 horas: ligo para Hospital Guiomar Fernandes, (33812435), após o telefone chamar muito, atende um senhor e nos diz que lá, médico de plantão não tinha.
 
03:53 horas: ligamos para o Hospital Joaquina Fernandes, (33812210), quem nos atende de imediato é Valdir. A resposta>: também não tem médico.
 
Uma cidade, segundo o IBGE, com população estimada de 13.878 habitantes, não tem um só médico de plantão. Corporativismo ou irresponsabilidade.
 
Mais uma vez, a secretaria de saúde, aparentemente nada fez, para coibir fatos desta natureza, ocorridos por duas vezes, somente nas oportunidades que infelizmente necessitei de médico durante a madrugada.
 
A secretaria de saúde do município, segundo Danilo, titular da pasta, dias atrás, está passando os recursos suficientes. Qual está sendo o destino destes valores? Não é satisfatório para manter um profissional da medicina de plantão, para atender a população quando preciso?
 
Uma cidade, na saúde, desgovernada. Sem nenhuma assistência aqueles que pagam impostos e contribuem, pouco ou muito, para o desenvolvimento do município. Independentemente da colaboração, por meio das taxas que diariamente somos obrigados a saldar, existe a assistência médica pública, que deve está presente para socorrer a quem necessitar. Onde está sendo utilizado as cotas destinadas a saúde pública de Alexandria? 
 
Repito: insuficiente ou mal utilizada?
 
O Ministério Público será mais uma vez acionado, na ânsia de que situações vexatórias desta espécie, deixe de acontecer. A população, que elege os governantes, municipal; estadual e federal, tem o direito nato de ser atendida e ter um médico de plantão, faça sol ou chuva. Seja de dia ou à noite.
 
Há um termo extremamente apropriado para este cenário: IRRESPONSABILIDADE.

04:11 horas: concluo entre idas e voltas ao quarto do meu filho, este texto. Oro ao GRANDE DEUS para que melhore. Esse sim, está de plantão, para ricos e pobres. E "anotando" tudo direitinho na "conta" de quem brinca com a saúde do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário