domingo, 16 de março de 2014

Para cidades do Seridó e Oeste, adutoras ainda são promessas

O Governo do Estado ainda não anunciou qual solução definitiva será viabilizada para solucionar o problema de abastecimento d’água no município de Currais Novos. Um comitê local quer a construção de uma adutora a partir do município de Florânia, mas a ideia já foi descartada pela secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Em Pau dos Ferros, as obras da  adutora de engate rápido começaram há uma semana e estão com 11% de execução.

Historicamente, ambas regiões (Seridó e Oeste) sofrem com a estiagem, mas, ao longo dos últimos anos, não receberam investimentos suficientes para enfrentar o problema. Na administração do então governador Garibaldi Alves Filho, foram construídos sete grandes sistemas de adutoras com captação, tratamento de água e distribuição num  total de 1,2 mil quilômetros de extensão, atendendo 46 sedes municipais e 146 comunidades rurais. A população beneficiada chega a 1,2 milhão de pessoas. O investimento com verba federal, estadual e empréstimo foi na ordem de R$ 493 milhões.

Na administração da ex-governadora Wilma de Faria, foram implantadas alguns sistemas de abastecimento como a adutora de Serra de Santana, Mato Grande, Seridó e início da construção da adutora do Alto Oeste. Sob responsabilidade da atual vice-prefeita de Natal,  foram construídos 530 quilômetros de adutoras responsáveis pelo abastecimento de 25 cidades, beneficiando 250 mil pessoas. Houve aí, a ampliação de alguns sistemas já existentes.

Na atual administração, os investimentos em sistemas adutores foram tímidos. Os esforços ficaram concentrados na retomada das construções das adutoras do Alto Oeste, engate rápido para Pau dos Ferros e adutora de Santa Cruz de Apodi/Mossoró. A primeira terá 320 quilômetros de extensão e beneficiará 13 municípios da região. Quando anunciada, há mais de cinco anos, tinha a previsão de ser concluída em 18 meses com investimentos da ordem de R$ 122 milhões. Não foi o que aconteceu.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário