quinta-feira, 13 de março de 2014

Um ano do pontificado de Francisco

papa dilma
Para o padre jesuíta e professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), José Carlos Brandi Aleixo, entre os fatos mais marcantes deste primeiro ano de Francisco estão a criação do grupo de oito cardeais para propor reformas na Santa Sé, os apelos contra a guerra na Síria e a exortação Evangelii Gaudium, em que o papa falou de temas polêmicos como o aborto, o sacerdócio e a igualdade de direitos entre homens e mulheres.

Outro destaque foi a visita do pontífice ao Brasil, na 28ª Jornada Mundial de Juventude, no Rio de Janeiro. Ele foi à cidade de Aparecida, em São Paulo. Ele anunciou, durante a visita, que retornará à cidade em 2014, no terceiro centenário da aparição da imagem da Padroeira do Brasil.

Segundo ele, um dos pontos altos dos primeiros 12 meses de pontificado foi a Exortação Evangelii Gaudium, por Francisco ter mencionado diversos aspectos do Evangelho, enfatizando a alegria, que deve ser uma característica de todos os cristãos. Para o padre, a preocupação do papa em relação à guerra civil na Síria demonstra a sua preocupação pela paz e seu empenho em atenuar as consequências da guerra e o seu esforço e suas orações para que se encontre o mais cedo possível uma solução para o conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário