quinta-feira, 3 de abril de 2014

Comissões parlamentares da AL/RN são formadas e o deputado Raimundo Fernandes faz parte de duas

Foi formada nesta quarta-feira (03), a composição das Comissões Temáticas da Assembleia Legislativa que serão instaladas no próximo dia 10, quando serão eleitos os presidentes de cada uma.
 
O deputado estadual Raimundo Fernandes (PROS), participará de duas destas comissões. Elas sãofundamentais para o desempenho dos trabalhos do legislativo potiguar. Raimundo Fernandes fará parte da Comissão de Finanças e Fiscalização como membro titular. Essa comissão é uma das mais importantes da Assembléia Legislativa. 
O deputado micaelense também fará parte da Comissão de Saúde, como membro suplente. Essa comissão desenvolve um trabalho importante, em favor do povo do Rio Grande do Norte. 

Prefeito de Caicó confirma em Brasília que apoia Henrique e Wilma

Além de ser recebido em audiência pela senadora caicoense Ivonete Dantas em Brasília (DF) o prefeito de Caicó Roberto Germano foi recebido em audiência pelo deputado federal e candidato a governador Henrique Eduardo Alves.

A Henrique o prefeito de Caicó confirmou que estava com ele para o governo e Wilma para o senado.

Larissa Rosado volta a ser julgada hoje no Tribunal Superior Eleitoral


A deputada Larissa Rosado (PSB) está na pauta de hoje (3) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela será julgada por propagando eleitoral extemporânea e antecipada.

O Recurso Especial Eleitoral (RESPE) trouxe complicações para Larissa, já que ela foi condenada em primeiro grau, pelo juiz José Herval Sampaio Júnior, da 33a Zona Eleitoral de Mossoró, e pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).

Vereador Luiz Carlos será o vice de Silveira Júnior na eleição para prefeito de Mossoró

Definido o candidato a vice do prefeito em exercício de Mossoró Silveira Júnior (PSD), na eleição suplementar mossoroense. O escolhido será o vereador Luiz Carlos (PT).

A convenção que homologará o nome dos dois ocorrerá no próximo sábado. O vice-governador Robinson Faria e a deputada federal Fátima Bezerra estão sendo aguardados para o evento.

Rosalba confirma Cláudia Regina como candidata do grupo dela em Mossoró

A governadora Rosalba Ciarlini confirmou que a candidata a prefeita de Mossoró pelo Democratas será Cláudia Regina e destacou que o vice ainda não foi definido. "Cláudia está conversando com algumas pessoas e eu estou aguardando me organizar para ir a Mossoró e decidir isso", afirmou.

Rosalba Ciarlini negou que esteja também trabalhando um "plano B" para o caso de Cláudia Regina ser impedida pela Justiça Eleitoral de disputar o pleito, já que ela foi condenada 11 vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte; penalidades de cassação do mandato (conseguido em 2012) e inelegibilidade por oito anos. "Cláudia Regina é a nossa candidata", frisou.

PSB e PMDB oficializarão aliança em Mossoró nesta sexta-feira

A convenção que homologará a chapa PSB/PMDB à Prefeitura de Mossoró na eleição suplementar será realizada sexta-feira (04), às 14h, no Kiko's Eventos, Rua João da Escóssia, Bairro Nova Betânia. O ato reunirá dirigentes do PSB, PMDB e demais partidos que comporão a aliança, além de deputados estaduais e lideranças de municípios da região.

A eleição suplementar em Mossoró será realizada dia 4 de maio e a disputa também está confirmada no portal na internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A homologação da chapa PSB/PMDB será feita a dois dias do término do prazo para convenções. Os partidos têm até domingo (6) para oficializar candidatos a prefeito e vice-prefeito, que deverão requerer registro à Justiça Eleitoral até 11 de abril. Um dia depois (dia 12) começará a campanha de rua, com comícios e propaganda eleitoral, até 1º de maio.

PMN deve apoiar Henrique Alves

jacomeO Partido da Mobilização Nacional (PMN) era uma das últimas apostas de apoio a um eventual projeto de reeleição da governadora do RN, Rosalba Ciarlini (DEM). Contudo, a legenda comandada pelo deputado estadual Antonio Jacome, campeão de votos em 2010 para a Assembleia e com forte influência no segmento evangélico, deve anunciar apoio ao pré-candidato do PMDB, Henrique Alves.

Aldair da Rocha: "Falta é dinheiro e prioridade na segurança do RN"

O ex-secretário estadual de Segurança Pública e presidente do PTB, delegado Aldair da Rocha, partiu para o ataque contra a governadora do estado, Rosalba Ciarlini (DEM).

"Se ela (Rosalba Ciarlini) diz que quando o técnico não funciona o substitui, eu pergunto: e quanto o técnico não tem nem bola nem chuteira para colocar o time em campo, o que é que faz? Nem a Polícia Civil, e muito menos a Polícia Militar tem condições para combater o crime. O que falta é dinheiro e prioridade", declarou Aldair ao jornalista Carlos Skarlack.

Rosalba desconhece iniciativa do DEM para reunir Executiva

Tribuna do Norte - A governadora Rosalba Ciarlini afirma desconhecer a intenção do Democratas, partido ao qual é filiada, de convocar uma reunião da executiva estadual para este mês, onde definirá o posicionamento do partido para o pleito deste ano. Embora a governadora diga não saber sobre a reunião, assessores próximos ao senador José Agripino Maia confirmam que o presidente estadual e nacional do DEM convocará, ainda este mês, uma reunião da executiva.

Os 23 membros da comissão escolherão entre duas teses: a do senador José Agripino, de priorizar a eleição proporcional e, portanto, buscar composição com o grupo do PMDB, e a da governadora Rosalba Ciarlini, que busca a reeleição. A convocação da executiva do DEM no Estado deixará a mostra o racha interno vivido hoje pelo partido, onde os seus dois principais líderes têm posicionamentos distintos sobre o palanque para o pleito deste ano.

Candidatos têm até sábado para deixar cargos públicos

Os pré-candidatos às Eleições 2014 que ocupam cargos públicos tem até o próximo sábado, 5 de abril, para oficializarem suas respectivas desincompatibilizações dos cargos que ocupam. Na Prefeitura de Natal, uma baixa oficial e outra preventiva: Sávio Hacradt deixa a chefia do Gabinete Civil de Carlos Eduardo para tentar uma vaga na Câmara Federal; e a vice-prefeita Wilma de Faria, mesmo sem que a lei determine isso, ficará afastada de seu cargo enquanto for candidata.

No Governo do Estado, algumas saídas causadas direta e indiretamente pela eleição já ocorreram. Até o final de semana, tanto no município quanto no estado podem surgir mais nomes nessa lista de saídas.

Vice-prefeito de Jardim do Seridó renuncia ao cargo

O vice-prefeito de Jardim do Seridó, o médico Anchieta Rodrigues de Moura renunciou ao cargo. Ele atendeu recomendação do Ministério Público estadual, já que havia incompatibilidade entre as funções desempenhadas por ele como vice-prefeito e como servidor público do Estado.

"O que estiver ao meu alcance estarei pronto para ajudar a Saúde de Jardim do Seridó", comunicou Anchieta.

Comissões parlamentares da AL/RN são formadas e escolherão presidentes no no dia 10
 
Formadas nesta quarta-feira a composição das Comissões Temáticas da Assembleia Legislativa que serão instaladas no próximo dia 10, quando serão eleitos os presidentes de cada uma.
Eis a composição:

Comissão de Administração, Serviços Públicos e Trabalho

Membros Titulares

José Adécio (DEM)

Vivaldo Costa (PROS)

Leonardo Nogueira (DEM)

Membros Suplentes

Fernando Mineiro (PT)

Getúlio Rêgo (DEM)

Comissão de Constituição, Justiça e Redação

Membros Titulares

Hermano Morais (PMDB)

Kelps Lima (SDD)

George Soares (PR)

Getúlio Rêgo (DEM)

Agnelo Alves (PDT)

Membros Suplentes

Gustavo Fernandes (PMDB)

Vivaldo Costa (PROS)

Ezequiel Ferreira (PMDB)

Leonardo Nogueira (DEM)

Tomba Farias (PSB)

Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior

Membros Titulares

Gustavo Carvalho (PSB)

José Adécio (DEM)

Ezequiel Ferreira (PMDB)

Membros Suplentes

Tomba Farias (PSB)

Getúlio Rêgo (DEM)

Gilson Moura (PROS)

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania

Membros Titulares

Márcia Maia (PSB)

Gilson Moura (PROS)

Gesane Marinho (PSD)

Membros Suplentes

Gustavo Carvalho (PSB)

Ezequiel Ferreira (PMDB)

José Dias (PSD)

Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia, Desenvolvimento Economico e Social

Membros Titulares

Larissa Rosado (PSB)

Fernando Mineiro (PT)

Walter Alves (PMDB)

Membros Suplentes

Kelps Lima (SDD)

Agnelo Alves (PDT)

Nélter Queiroz (PMDB)

Comissão de Finanças e Fiscalização

Membros Titulares

Tomba Farias (PSB)

Raimundo Fernandes (PROS)

José Dias (PSD)

Membros Suplentes

Larissa Rosado (PSB)

Antônio Jácome (PMN)

Gesane Marinho (PSD)

Comissão de Minas e Energia

Membros Titulares

Fernando Mineiro (PT)

Nélter Queiroz (PMDB)

George Soares (PR)

Membros Suplentes

Márcia Maia (PSB)

Gustavo Fernandes (PMDB)

Vivaldo Costa (PROS)

Comissão de Saúde

Membros Titulares

Antônio Jácome (PMN)

Fábio Dantas (PCdoB)

Leonardo Nogueira (DEM)

Membros Suplentes

Raimundo Fernandes (PROS)

George Soares (PR)

Getúlio Rêgo (DEM)

Governo do RN envia à assembleia projeto do plano de cargos da Saúde

O governo do Rio Grande do Norte enviou à Assembleia Legislativa o projeto de lei para revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). De acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, o texto do projeto garante a implantação da tabela de correção do internível dos servidores, com o percentual de aumento salarial de 3% entre os níveis, que vão do 1 ao 16.

A correção, quando efetuada, implicará em um aumento de aproximadamente R$ 6,5 milhões/mês na folha de pagamento da Sesap. "A elaboração do projeto foi feita mediante um estudo criterioso das reais condições financeiras do Estado, pautado nas possibilidades reais de cumprimento e na obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal", disse a governadora na ocasião do envio.

Agora, o Projeto de Lei poderá ser avaliado pelas comissões permanentes da Assembleia Legislativa ou ser encaminhado, a critério do colegiado de líderes, em caráter de urgência, direto para votação no plenário.

Verba de R$ 9 milhões está parada

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) não conseguiu viabilizar a utilização de recursos na ordem de R$ 9 milhões que deveriam ser usados na reforma e aquisição de equipamentos para o Hospital Coronel Pedro Germano, da Polícia Militar. A verba oriunda do Ministério da Saúde (MS) está parada na conta da Sesap desde novembro de 2012, ou seja, um ano e cinco meses. Mesmo com o dinheiro à disposição, a reforma da unidade se arrasta desde 2009 e está parada há cinco meses. A UTI adulta foi fechada na última segunda-feira e parte das cirurgias eletivas está suspensa.

O valor repassado pelo Governo Federal foi assegurado pelo então ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante audiência que contou com a presença do ex-titular da Sesap, Isaú Gerino, governadora Rosalba Ciarlini e foi intermediada pelo senador Paulo Davim. "Tivemos a conversa em junho e, poucos meses depois, o dinheiro foi liberado. No entanto, o Governo do Estado não fez nada. É lamentável essa situação", disse o senador.

Apesar de o hospital pertencer à secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesed), o parlamentar afirmou que, durante a negociação, a Sesap se comprometeu em abrir mais um serviço na unidade hospitalar: cirurgias ortopédicas. A oferta do atendimento ortopédico no hospital seria o primeiro passo para implantação da residência médica dessa especialidade no Rio Grande do Norte. "Isso seria importante para a saúde do Estado. Com a oferta dessa especialidade, o hospital passaria a ser formador de novos médicos. A conversa com o MS era nesse sentido, mas, infelizmente, nada andou", lamentou Paulo Davim.

Os líderes define pauta de votações do esforço concentrado

Os líderes partidários definiram nesta quarta-feira (2) uma lista de propostas prioritárias que começa a ser votada no esforço concentrado marcado para a próxima semana. O esforço foi proposto pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e a pauta foi definida a partir das prioridades apresentadas pelos partidos.

O presidente da Câmara informou que, entre os projetos que podem ser votados, estão a regulamentação da emenda das domésticas, o projeto que torna corrupção crime hediondo, o que acaba com o chamado auto de resistência, o que cria uma regulamentação para o funcionamento de casas noturnas e o que autoriza biografias não autorizadas.

Henrique afirmou que a Casa também quer votar o projeto que cria um piso nacional para os agentes de saúde e o que reduz a jornada de trabalho de enfermeiros. O presidente informou, no entanto, que por trazerem impacto ao orçamento essas propostas ainda estão pendentes de acordo com o governo. Henrique Eduardo Alves disse que vai negociar pessoalmente essas matérias.

Padre José de Anchieta foi canonizado hoje pelo papa Francisco

O papa Francisco assinou hoje (3) o decreto de canonização do beato José de Anchieta, um dos jesuítas fundadores da cidade de São Paulo. O “apóstolo do Brasil” é considerado pela Igreja um exemplo de evangelização, foi beatificado pelo papa João Paulo II em 1980 e tornou-se santo mesmo sem ter milagres comprovados. O processo de canonização foi aberto há mais de 400 anos e, segundo o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, sua demora está ligada a uma “campanha de difamação”, feita contra a ordem dos jesuítas.

No dia 4 de maio, durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, será celebrada missa em Ação de Graças pela canonização do beato no Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida (SP). José de Anchieta nasceu em 1534, na Espanha. Ingressou na Companhia de Jesus e, quando se tornou jesuíta, seguiu para o Brasil, em 1553, como missionário. Em 1554, chegou à capitania de São Vicente, onde, junto com o provincial do Brasil, padre Manoel da Nóbrega, fundou aquela que seria a cidade de São Paulo. No local, foi instalado um colégio e seu trabalho missionário começou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário