terça-feira, 10 de junho de 2014

As pricipais notícias você ler aqui

Prazos para realização de convenções partidárias começam nesta terça-feira

A partir desta terça-feira (10) até o dia 30 de junho, os partidos políticos poderão realizar convenções destinadas à deliberação sobre coligações e à escolha de candidatos.

Para as eleições deste ano, serão escolhidos durante as convenções os candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual/distrital.

Robinson Faria recebe apoio de prefeito de Lagoa Salgada
O vice-governador Robinson Faria (PSD) recebeu nesta segunda-feira (9) apoio importante para o seu projeto rumo ao Governo do Rio grande do Norte.

Desta vez, o apoio recebido foi do prefeito de Lagoa Salgada, Alexandre Justino que pertence ao PSB.

Durante a reunião, o prefeito externou o apoio ao projeto político do Partido Social Democrático (PSD) e não a pré-candidatura do PMDB, ao qual o PSB está aliado para as eleições de outubro próximo.

Ricardo, Raimundo e Rafael participam de reunião em Serra Caiada

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS), o deputado Raimundo Fernandes (PROS) e o vereador Rafael Motta (PROS) estiveram reunidos, na noite de segunda (9), com o grupo liderado pela prefeita de Serra Caiada, Socorro dos Anjos (PROS).

A pauta do encontro que teve a participação do vice-prefeito Vanderley (PROS), do ex-prefeito Fausto, de sete vereadores e dos três mais bem votados suplentes de vereador, foi o fortalecimento da parceria administrativa e as eleições 2014. O grupo assegurou que vai seguir integralmente as diretrizes de Ricardo, Raimundo e Rafael.

Participaram da reunião o presidente da Câmara, Edilson Lima (PPS), e os vereadores Carlos Gomes (PRB), Júnior Carrapato (PR) e do PROS Dodias, Moacir Viana, Jailson Mendonça e Professor Júnior. E os suplentes do PROS Rosilda, Ivan Faustino e Quinho.

Mineiro minimiza argumento de Gesane com chapa proporcional: "Sempre o PT deixou claro isso"

Em entrevista nesta manhã no Jornal da Cidade, na 94 FM de Natal, o deputado Fernando Mineiro (PT) minimizou aos argumentos da deputada Gesane Marinho (PSD), que desistiu de ser candidata à reeleição devido a "exclusão" do PSD da chapa da Assembleia Legislativa, que terá PT e PcdoB.

"Ela está usando esse fato para aderir", rebateu Mineiro. O deputado que é candidato à reeleição e aceitou a composição apenas com o PCdoB ainda rebateu as críticas ao seu partido. "O PT dará sua grande contribuição para a eleição de Robinson. Assim como o PSD dará sua contribuição para a eleição de Fátima. Em nenhuma história de eleições no Rio Grande do Norte não é obrigado se repetir a coligação majoritária na proporcional", disse Mineiro.

Deputada Gesane Marinho do PSD de Robinson declara apoio a Henrique

O Partido Social Democrático, presidido pelo pré-candidato ao Governo Robinson Faria, vive sua primeira crise às vésperas da convenção estadual. A deputada estadual Gesane Marinho (PSD) anunciou a desistência da candidatura à reeleição e confirmou que apoiará o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) para governador.

Ela demonstrou descontentamento com o fato do PT, da qual o PSD é aliado na majoritária, aceitar uma possível coligação para deputado estadual com o PC do B e rejeitar os peessedistas e disse que não poderia aceitar a situação, principalmente porque o posicionamento dos petistas teve a concordância do presidente estadual do PSD, o vice-governador Robinson Faria.

Gesane Marinho destacou o apoio à pré-candidatura do deputado Henrique Eduardo Alves ao Governo. Ela justificou que uma possível aliança entre PC do B e PT na proporcional foi o que lhe levou a desistir da reeleição. Com as declarações do deputado José Dias, lamentando a saída da parlamentar, ela disse que ficou patente que o PSD não a desejava mais no partido. "Fui surpreendida com declarações do deputado José Dias, que disse que lamentava a saída de Gesane Marinho. Eu não sabia que estava saindo, mas com a afirmação dele, então, saí mesmo", afirmou.

Ela disse que não houve reciprocidade do partido e não tem condição de se manter em um grupo que não lhe deu atenção devida. "Não voto no vice-governador por todo tratamento que me foi dado", justificou.

A parlamentar lembrou que há alguns meses procurou a direção estadual do PSD e percebia que havia uma preocupação da legenda apenas com a chapa majoritária. "Na ocasião, afirmaram que não seria dado nenhum passo no sentido de prejudicar algum deputado, o grupo andaria unido com chapa completa para federal, estadual e majoritária", narrou.

Gesane Marinho disse que achou "estranho" os dirigentes do PT afirmarem que era "tradição não se coligar". "Achei estranho, inclusive porque eu não teria nenhum motivo para votar nos candidatos do PT, na deputada Fátima Bezerra (candidata ao Senado)", comentou, observando que naquele momento estava sendo vista apenas a situação dos petistas e não de todo grupo de partidos aliados.

Repercussão

A decisão de Gesane Marinho repercutiu ontem nos meios políticos. O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, destacou a importância do apoio da deputada. Ele lembrou a liderança que Gesane exerce nas regiões Agreste e Trairi. "Ela tem demonstrado uma preocupação social permanente, um trabalho que está voltado aos mais carentes. Por isso, tem uma contribuição relevante para a discussão do programa de Governo", afirmou Garibaldi Filho. Ele acrescentou que um apoio como o de Gesane Marinho mostra que a aliança que tem a pré-candidatura de Henrique Eduardo (PMDB) ao governo e Wilma de Faria ao Senado "está no caminho certo".

A deputada Márcia Maia (PSB) afirmou que tomou conhecimento da decisão de Gesane de não concorrer à reeleição. Para Márcia Maia, essa postura de Gesane deve ter relação com o  fato do PSD "não ter priorizado a própria bancada". "Isso, certamente, prejudicou [eleitoralmente Gesane], que desistiu da reeleição", comentou Márcia Maia.

Ela destacou também que a deputada anunciou a opção pela pré-candidatura de Henrique Eduardo.

"Com isso demonstra que apoia a iniciativa que está em construção para a retomada do desenvolvimento do Rio Grande do Norte, para melhorar as condições de vida da população do Estado", disse.

VIDA PÚBLICA

Gesane Marinho afirmou que a decisão de desistir da reeleição não significa que esteja deixando a vida pública. "Não sou candidata agora, mas posso permanecer na vida pública, não necessariamente com mandato", comentou.

Sobre quem apoiará para a candidatura de deputados estadual e federal, a parlamentar observou que o irmão dela, vereador Bertone Marinho (PMDB), foi consultado sobre o plano de ser candidato a deputado estadual. "Mas ele disse que preferia concluir o mandato como vereador de Natal. Ainda não sei quem apoiarei para deputado estadual e federal", comentou Gesane. Mas a parlamentar confirmou que os candidatos que apoiar para deputados federal e estadual não estarão no palanque do PSD.

A chapa completa de Gesane Marinho

Tudo ok.

A deputada Gesane Marinho vai apoiar o deputado Henrique Alves (PMDB) para o Governo e a vice-prefeita Wilma de Faria (PSB) para o Senado.

Na proporcional, vai de Rafael Motta (PROS) para federal e Ricardo Motta (PROS) para estadual.

Abre portas para, tão logo termine seu mandato, troque o PSD pelo PROS.

É o caminho.

Maioria da Câmara de Natal apoiará Henrique Alves para o governo

A Câmara Municipal de Natal conta com 29 cadeiras e, deste total, dezesseis devem votar no pré-candidato ao governo pelo PMDB, deputado federal Henrique Alves. Três votam em Robinson Faria (PSD), dois em Robério Paulino (PSOL) e sete parlamentares se mantém indefinidos quanto ao apoio.

A turma do PROS - Rafael Motta, Aquino Neto Chagas Catarino, Albert Dickson, e Paulinho Freire - vai toda com Henrique. O único dissidente desse grupo é Ary Gomes, que alega problemas de ordem pessoal. Os vereadores do PT, Fernando Lucena e Hugo Manso, integram a aliança em torno de Robinson Faria.

Henrique Alves: "farei política sem radicalismo e com maturidade"

Em entrevista ao repórter Paulo Júnior do Jornal Correio do Seridó, o deputado federal Henrique Alves (PMDB) destacou que vem conversando respeitosamente com os aliados para unir forças ao seu projeto rumo ao Governo.

"Eu acho que não há uma boa gestão sem uma boa política. E para fazer uma boa política tem que ter uma articulação ampla de apoios políticos que serão importantes amanhã na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional e que mostra ao Brasil e ao Nordeste a nossa maturidade, sem radicalismo, sem tolerância, somar experiência, inteligência, vontade e se Deus quiser vamos fazer uma somatória de respeito em favor do futuro do Rio Grande do Norte", comentou Henrique.

Rosalba reúne aliados para planejar seu futuro político


A governadora do estado, Rosalba Ciarlini, reuniu aliados na noite de hoje (09) para discutir seu futuro político. Na mesa das negociações o líder do Governo na Assembleia, deputado estadual Getúlio Rego, ex-deputado Ney Lopes de Sousa e dois ex-auxiliares: Leonardo Rego (SEMARH) e o advogado Carlson Gomes (IPEM RN).

Na pauta a convenção do dia 15 de junho. Uma coisa é fato: Rosalba e seu esposo, secretário Carlos Augusto Rosado, ainda não desistiram de colocar no centro de discussões do DEM.

Consult registra nova pesquisa que ainda será tabulada


Nova pesquisa para o Governo do Estado e Senado da República será divulgada dia 14

O pré-candidato ao Governo pelo PSL, Araken Farias, conseguiu impedir a divulgação de uma pesquisa do Instuto Consult, que havia sido registrada sem o seu nome.

Depois de decidir cancelar a divulgação da pesquisa, a Consult fez um novo registro no TRE.

De acordo com o Instituto Consult uma nova pesquisa começará ser realizada nesta terça-feira, 10 e se estenderá até a a quinta-feira, 12.

De acordo com a nova pesquisa registrada serão entrevistados 1.700 eleitores e custará R$ 30 mil.

O registro é da Rádio 96FM de Natal. O resultado  será divulgado pela emissora no sábado (14).

Os nomes para o governo do estado são:

1) Henrique Alves (PMDB)
2) Robinson Faria (PSD)
3) Rosalba Ciarlini (DEM)
4) Robério Paulino (PSOL)
5) Araken Farias (PSL)
6) Simone Dutra (PSTU)

Mudanças também no questionário para o Senado

Mudanças na pesquisa Consult, a partir desta terça-feira (10), também o Senado. Quatro farão parte do questionário: Wilma de Faria (PSB), Fátima Bezerra (PT), Roberto Ronconi (PSL) e Ana Célia (PSTU).

Quociente eleitoral para deputado federal deve ficar em torno de 215 mil votos

Em 2010, o quociente eleitoral para eleger um deputado federal no Rio Grande do Norte foi de 206 mil votos. Nas eleições deste ano, essa projeção deve subir para 215 mil votos.

No caso da coligação do PSD e PT, por exemplo, esse é o valor mínimo para eleger pelo menos um candidato à Câmara Federal.

Datafolha mostra que Joaquim Barbosa tem mais influência que Lula em São Paulo
joaquim barbosaNão foram apenas as notícias de que 61% dos eleitores paulistanos afirmam que não votariam "de jeito nenhum" na presidente Dilma Rousseff ou que Aécio e Campos a derrotariam em um eventual segundo turno em São Paulo que chamaram a atenção dos brasileiros na última pesquisa Datafolha.

Segundo o último levantamento, feito entre os dias 3 e 5 de junho, outro a perder surpreendentemente seu poder de influência no maior colégio eleitoral do País foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

TSE alerta sobre e-mails falsos em época de eleições


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que, com a proximidade das eleições, hackers costumam enviar e-mails falsos em nome da Justiça Eleitoral.Portanto, mensagens dessa natureza, em nome do TSE, devem ser apagadas.

Com assuntos diversos, como cancelamento de título de eleitor, convocação de mesários e regularização de cadastro, entre outros, os e-mails possuem links que, ao serem acessados, podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário