sexta-feira, 13 de junho de 2014

As pricipais notícias você ler aqui

Convenção que vai homologar nomes de Robinson e Fátima também será na Zona Norte de Natal

A convenção que vai homologar os nomes de Robinson Faria ao Governo do Estado e Fátima Bezerra ao Senado vai acontecer no dia 29, que cai em um domingo. O deputado Fábio Dantas (PCdoB) deve ser confirmado como vice da chapa. Ele vai lançar a esposa, Cristiane Dantas, para concorrer a Assembleia Legislativa pelo PCdoB.

O PSD, o PT e o PCdoB farão suas convenções no Complexo Cultural da Zona Norte, antiga Penitenciária João Chaves. A coligação adversária de Robinson e Fátima também já tinha anunciado sua convenção na Zona Norte, precisamente no Ginásio Nélio Dias.

Gesane Marinho apoiará Ricardo Motta no interior e Hermano na capital

A deputada estadual Gesane Marinho (PSD) declarou hoje (12) apoio ao colega de Assembleia, Hermano Morais (PMDB), ao lado do irmão-vereador Bertone Marinho (PMDB). A união servirá para as eleições em Natal.

Ontem (11), Gesane e sua mãe, a prefeita de Canguaretama, Fátima Marinho, declararam naquele município à reeleição do presidente da Assembleia, Ricardo Motta (PROS). A família da deputada se empenhará na pré-candidatura do vereador natalense,  Rafael Motta, para deputado federal.

ROSALBA: "SE NÃO QUEREM O MEU NOME QUE APONTEM OUTRO"


A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) afirma que vai à  Convenção Estadual do Democratas, no próximo domingo, para defender a candidatura dela à reeleição.  Em entrevista ao Jornal da Verdade, da RedeTV, Rosalba Ciarlini destacou que não  desistiu de concorrer e é a favor do DEM ter candidatura majoritária. "Sou favorável de ter um candidatura própria, se não querem o meu nome que apontem outro. Mas não ter candidatura foi uma decisão do Diretório, que precisa ser referendada na Convenção", disse.

A governadora teve seu nome previamente vetado, em reunião do Diretório do DEM realizada na semana passada. O Democratas decidiu, em votação, que a governadora Rosalba Ciarlini não será postulante à reeleição, visto que a estratégia é fortalecer a chapa proporcional.

DEM agripinista acha que registro de Rosalba, caso aprovado, inviabilizará eleição de deputados

No Democratas agripinista, questionamento sobre o documento encaminhado pelo DEM rosalbista, registrando o nome da governadora Rosalba Ciarlini como pré-candidata ao governo do Estado, para votação na convenção partidária de domingo.

Para o DEM agripinista, Rosalba apresentou um pedido de inclusão do nome "dela".

O que se configuraria uma disputa do nome "dela", e não de uma chapa com governador, vice e senador, batendo chapa com uma chapa proporcional, com nomes de deputados candidatos à reeleição e de novos pré-candidatos.

Para o DEM agripinista, ou se elege uma coisa ou se elege outra.

Ou se elege o nome de Rosalba, sem vice e sem senador, inviabilizando a chapa dos deputados, ou se elege a chapa dos deputados, inviabilizando o nome de Rosalba.

A noite vai ser longa...

E o tempo para registro do documento, amanhã, será curto:

Das 8h, horário em que a sede do DEM abre, às 9h, horário em que se encerra o prazo para apresentação de pré-candidaturas, 48 horas antes da convenção de domingo.

PHS marcou sua convenção para o dia 27


O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) marcou sua convenção para o dia 27, na Assembleia Legislativa. A legenda decidiu formar uma aliança proporcional com mais seis partidos.

Na majoritária, o PHS apoia Henrique Alves (governo) e Wilma de Faria (Senado). Na chapa proporcional, o partido deve lançar uma chapa com 25 candidatos a deputado estadual e doze para federal.

PSB também marca convenção

A executiva do PSB convocou para o próximo dia 27 de junho, no Ginásio Nélio Dias, em Natal, o seu congresso estadual para homologação das candidaturas a governador, vice-governador, senadora, deputados federais e estaduais.

A presidente da legenda, ex-governadora Wilma de Faria, será apresentada como postulante ao Senado, enquanto o PSB ratifica o apoio a Henrique Alves (PMDB) para o governo.

PPS oficializará sábado apoio a Henrique Alves e Wilma de Farias

Com a presença de lideranças nacionais da agremiação, o PPS do Rio Grande do Norte irá, neste sábado, durante convenção que será realizada na Assembleia Legislativa, oficializar o apoio da legenda as candidaturas do Henrique Alves e da ex-governadora Wilma de Farias, que vão disputar respectivamente, o governo do estado e o Senado. No plano nacional, o PPS irá apoiar para presidente da República, o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Segundo o ex-deputado Wober Junior, presidente da legenda no estado, o PPS resolve apoiar as candidaturas de Henrique e Wilma por entender que, no momento de crise que o Rio Grande do Norte enfrenta, é preciso reunir forças e nomes experientes para colocar o estado no rumo certo. Na convenção, que terá início às 09h, também vai também ser homologada a candidatura a deputado estadual da fisioterapeuta Francielle Lopes, que nas últimas eleições municipais disputou a prefeitura de Caicó. O partido também irá indicar o nome do vereador de Macau, Décio Cabral, para disputar uma cadeira de deputado federal.

Kelps com Henrique

Nos próximos dias, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), vai receber o apoio estadual do SOLIDARIEDADE, partido do deputado estadual Kelps Lima.

O diretório nacional do partido já declarou apoio a Henrique, desde a realização de um encontro no Rio Grande do Norte, com a presença do deputado federal Paulinho da Força Sindical.

Kelps vinha conversando com Robinson, mas recebeu veto para uma aliança de deputado estadual com o PT.

Primeira pesquisa registrada no Estado tem divulgação liberada a partir deste sábado


A Rádio 96 FM de Natal contratou o instituto Consult para realizar a primeira pesquisa registrada na Justiça Eleitoral sobre a sucessão no Rio Grande do Norte.

Foram ouvidas 1.700 eleitores em todas as regiões do Estado. A pesquisa que foi iniciada na segunda-feira (10) foi concluída nesta quinta-feira (12). Segundo o protocolo nº 002/2014, a divulgação pode ser feita a partir deste sábado (14), pela 96 FM.

Alex Dantas é mais um wilmista caicoense a anunciar apoio a Henrique Alves

A exemplo do que fez semana passada o ex-prefeito Bibi Costa, o único vereador do PSB na Câmara Municipal de Caicó, Alex Dantas anunciou que apoiará a pré-candidatura de Henrique Alves (PMDB) ao Governo do Estado.

Alex disse ao ao jornalista Marcos Dantas de Caicó, que não poderá jamais deixar de seguir a sua líder-maior, ex-governadora Wilma de Faria que disputará o Senado na aliança com Henrique.

Alex também acha que vereadores ligados à Vivaldo apoiarão Henrique em Caicó

Ainda no contato que teve com Marcos Dantas, o vereador Alex Dantas (PSB) disse acreditar que os seus colegas vereadores, que seguem a orientação política do deputado estadual Vivaldo Costa (PROS) também apoiarão a pré-candidatura de Henrique em Caicó.

Ele se refere a Nildson Dantas, Ivanildo Santos, Alisson Jackson, Mara Costa e Leleu Fontes, todos filiados ao PROS, partido que está no projeto estadual, através de seu presidente, deputado Ricardo Mota.

Pré-candidatos ao governo do RN reúnem família e amigos durante primeiro jogo do Brasil na Copa de 2014

Pré-candidatos ao governo do estado, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) e o vice-governador Robinson Faria (PSD) optaram pelo ambiente familiar, para acompanhar o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo deste ano.

Robinson Faria optou pela descontração, em vez de transformar o momento em evento político. O vice-governador se reuniu com a mulher, Juliane Faria, filhos, familiares e amigos, na casa do jornalista Alex Medeiros, em Natal.

Henrique abriu mão de acompanhar o jogo de abertura no Estádio Arena Corinthians, em São Paulo, para se reunir com a mulher, Laurita Arruda, amigos e familiares, na residência do jornalista Cassiano Arruda Câmara, pai de Laurita.

Os dois divergiram nos uniformes. Enquanto Robinson optou pelo uniforme azul, cor que seu partido usa como bandeira em algumas campanhas eleitorais, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, vestiu a tradicional camisa marela da seleção.

Advogados de prefeito afastado de Baraúna querem reverter decisão do TSE

isoares-martins-300x202O ministro Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou o retorno de Luciana Oliveira (PMDB) à prefeitura de Baraúna. Detalhe: Ela não foi a primeira colocada nas eleições de 2012, mais havia assumido após a cassação do prefeito eleito Isoares Martins (PR).

Segundo os advogados de Martins, como processo ainda não havia transitado em julgado, o correto seria o retorno dele ao comando Executivo. E é nessa linha que vai trabalhar a assessoria jurídica de Isoares.

Prefeita de Janduis é investigada por superfaturar contratação de banda de forró

A prefeita Lígia Félix, de Janduis, contratou a Banda Farra de Playboy para animar o aniversário do município nesta quarta-feira, 11, por R$ 75,3 mil.

Neste contrato feito com dispensa de licitação, conforme o presidente da Câmara de Janduis, vereador Leandro Tomé, existe forte indício de superfaturamento.

É que o cachê real da banda é 8 vezes menor do que o valor pago pela Prefeitura de Janduis.

Como prova, o vereador expõe o contrato também com dispensa de licitação da Prefeitura de Assu (veja abaixo) feito com a mesma banda e para tocar no mesmo período por apenas R$ 10 mil.

O fato será oficialmente comunicado ao Ministério Público Estadual e também ao Tribunal de Contas do Estado, para que sejam adotadas as providências.

Na Câmara Municipal, Leandro Tomé disse que já existe uma Comissão Parlamentar de Inquérito instaurado para apurar outras irregularidades na gestão de Lígia Félix.

Segundo ele, a contratação da Banda Farra de Playboy será também investtigada pela Câmara Municipal, a quem compete fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

Outro lado

O De Fato.com tentou um contato com a Prefeita Lígia Félix, mas não obteve êxito.

Prazo de contratação apertado em ano eleitoral pressiona concurseiros

O clima de Copa do Mundo não foi capaz de tirar a concentração dos concurseiros. Em pleno dia de estreia da Seleção Brasileira, as salas de aula dos cursos preparatórios para concursos estavam lotadas, todos interessados em garantir uma vaga no serviço público. E o empenho tem razão de ser, já que, em ano de eleição, os prazos para contratações e nomeações ficam mais curtos.

Pela legislação, os certames podem ser abertos a qualquer tempo, inclusive durante as eleições. Pelo disposto no art. 73, inciso V, da Lei nº 9.504/1997, há restrição apenas para nomeação nos três meses que antecedem o pleito - 5 de julho. Se os resultados forem homologados depois, o ingresso dos aprovados só poderá ocorrer após a posse dos governantes eleitos, no início de 2015.

Eleições 2014: Sistema de divulgação de candidaturas já está disponível no site do TSE

O sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil para as Eleições Gerais 2014, o DivulgaCand, já pode ser acessado na parte central do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na área "Destaques".

A ferramenta eletrônica permite que cidadão interessado possa consultar a quantidade de candidaturas por município e cargo, possibilitando ao eleitor conhecer os candidatos de sua cidade. Também estarão disponíveis informações detalhadas sobre a situação dos candidatos que pediram registro de candidatura, assim como todos os dados informados à Justiça Eleitoral.

Para acessar o sistema, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Basta entrar no site do TSE (www.tse.jus.br), clicar no link disponível que irá remeter para o DivulgaCand, selecionar a unidade da Federação no mapa ou a sigla do estado a ser consultado, na parte superior da página.

Abastecimento de dados - O sistema DivulgaCand será abastecido de acordo com a oficialização do registro de candidaturas para as eleições de 2014. A data de 5 de julho é o último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem ao TSE, até às 19h, o requerimento de registro de candidatos a presidente e vice-presidente da República.

O mesmo prazo é válido para o requerimento de registro de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual ou distrital perante os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE's). Caso os partidos políticos ou coligações não tenham requerido o registro de algum candidato escolhido em convenção, a data limite fixada em lei para formalização individual do registro perante o TSE ou algum TRE é o dia 12 de julho, até às 19 horas. (Lei n° 9.504/97, art. 11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário