terça-feira, 17 de junho de 2014

As principais notícias você ler aqui


PCdoB não vai abrir mão da suplência de Fátima Bezerra ao Senado

Está na imprensa que o PCdoB não vai abrir mão de indicar um dos suplentes de senador, na chapa da deputada federal Fátima Bezerra (PT). O nome do PCdoB é o de Antenor Roberto, presidente da sigla no Estado.

Circula a informação que o próprio PT quer a vaga para o especialista em Energia, Jean-Paul Prates, que é recém filiado ao partido de Fátima Bezerra. Também nos bastidores surge o nome do petista Raimundo Glauco, que já foi candidato a deputado federal em 2006 e disputou a Assembleia Legislativa em 2010.

Ibope entrega pesquisa ao PMDB e fala em resultado satisafatório

O Ibope fechou, tabulou e já entregou pesquisa para consumo interno sobre as eleições estaduais do Rio Grande do Norte.

Encomendada pelo partido, o PMDB está bem satisfeito com o resultado na capital e interior.

Pesquisa aponta Henrique Eduardo Alves liderando com 38,24% e venceria no 1º turno no Rio Grande do Norte

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, lidera a intenção de votos para o Governo do Estado, segundo  pesquisa registrada pela Consult sobre o pleito eleitoral do Rio Grande do Norte. Realizada em 58 municípios e divulgada ontem à noite pela 96FM, a pesquisa mostra  Henrique Alves, pré-candidato do PMDB, com 38,24% das intenções de voto.

Já o vice-governador Robinson Faria, pré-candidato ao Governo pelo PSD, aparece com 22,88%. O candidato do PSOL, Robério Paulino aparece com 0,88%. Já Simone Dutra (PSTU) está com 0,82% e Araken Farias (PSL) está com 0,24%. O percentual de entrevistados que responderam não votar em nenhum dos candidatos é 21%. Já 15,94% dos entrevistados disseram que não sabem ainda em quem votarão para o Governo.

A pesquisa Consult/96FM analisou a distribuição de votos por região. O melhor desempenho do deputado federal Henrique Eduardo Alves é na Central/Potengi onde ele tem 61,1%. O menor desempenho do pré-candidato do PMDB é na região do Litoral/Agreste, com a apresentação de 30,2% dos votos.

Já Robinson Faria tem o melhor desempenho na região do Litoral/Agreste com 41%. A menor intenção de votos do pré-candidato do PSD é na Central/Potengi, quando ele aparece com 8,9%.

A pesquisa também questionou os eleitores sobre o Senado Federal. A vice-prefeita de Natal Wilma de Faria (PSB) lidera a preferência com 40,35%. A deputada federal Fátima Bezerra (PT) está com 27,47%. A professora Ana Célia (PSTU) está com 1,06%. A pesquisa mostrou que Roberto Ronconi (PSDC) tem 0,76% das intenções de votos. Dos entrevistados 16,47% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e outros 13,88% admitiram estar indecisos para o pleito.

Na divisão por região, o melhor desempenho de Wilma de Faria é no Oeste, onde ela aprece com 56,4%. O menor desempenho da pré-candidata do PSB é em Natal com 30%. Já a deputada federal Fátima Bezerra tem o melhor desempenho em Natal com 33,5% e o menor no Oeste com 21,1%.

A pesquisa Consult também trouxe as intenções de votos para presidente da República. Dilma Rousseff (PT) lidera a preferência com 49,59%. Em segundo lugar está Eduardo Campos (PSB) com 12,76%. O presidenciável Aécio Neves (PSDB) está com 10,41%. Outros 15,18% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 12,06% não souberam responder.

A pesquisa está protocolada na Justiça Eleitoral com o número 02/2014. Foram entrevistadas 1.700 pessoas, em 58 municípios, no período de 10 a 12 de junho e tem margem de erro de 2,3% para mais ou para menos.  O número de registro é 160/2014.

Dilma tem aprovação de 53,41%

A pesquisa Consult/96 FM mostrou também a avaliação dos governos Rosalba Ciarlini e Dilma Rousseff junto ao eleitorado do Rio Grande do Norte. A governadora Rosalba Ciarlini aparece com 15,94% de aprovação. Já 75,71% dos entrevistados disseram que desaprovam a gestão estadual. Outras 8,35% não souberam responder.

Na análise por região, está em Mossoró a maior aprovação do governo Rosalba, com 37,6% das pessoas aprovando a gestão. A menor é em Natal com 5,1%.

O governo da presidenta Dilma Rousseff tem aprovação superando os 50% dos potiguares. Na pesquisa 96 FM/Consult, 53,41%  responderam que aprovam a gestão do Governo Federal e outras 37,18% desaprovam. No estudo, 9,41% não tem opinião formada.

Na divisão por região, a maior aprovação do Governo Federal está na região Central/Potengi com 66,7%. A menor aprovação está em Natal com 41,9%. Na capital, 48,4% desaprovam Dilma Rousseff.

Na estimulada, Henrique só perde para Robinson Faria no Agreste


Na pesquisa estimulada Consult/96 FM por região do Estado, o nome do PMDB na amostragem, Henrique Alves, só perde para Robinson Faria (PSD) na região Agreste, onde o vice-governador tem sua principal base.

De acordo com a Consult, Henrique venceria Robinson em Natal, Mossoró e nas regiões do Seridó, Mato Grande e Litoral Norte, Trairi, Central, Oeste e Médio/Salineira.

Na região Agreste

Robinson tem: 41%

Henrique tem: 30,2%

Em Natal:

Henrique tem: 31,6%

Robinson tem: 20,3%

Na grande Natal, onde estão todos os municípios que ficam na região metropolitana ca capita do RN:

Henrique tem: 38.8%
Robinson tem:18.3%

Em Mossoró

Henrique tem: 35%

Robinson tem:16.2%

No Oeste

Henrique tem: 49.5%

Robinson tem:19.6%

No Seridó

Hemrique tem: 41.2%

Robinson tem: 20%

Pesuisa Consult: Henrique e Wilma venceriam na chapa completa


Um item curioso que foi incluído na pesquisa Consult, foi a das chapas completas. Neste item se avaliava a preferencia do eleitor pela chapa com o candidato ao governo e Senado juntos. A chapa Henrique e Wilma venceria também neste item.

Chapa Henrique/Wilma tem o dobro de intenção de votos de Robinson/Fátima

Henrique Alves (governo) e Wilma de Faria (senado): 43,06%

Robinson Faria (governo) e Fátima Bezerra (Senado): 26,24%

Araken Faria (governo) e Roberto Ronconi (Senado): 0,35%

Simone Dutra (governo) e Ana Célia (Senado): 0,59%
 
Nenhum: 18,65%

Não sabe: 11,12%

Araken Faria para o Governo e Roberto Ronconi para o Senado - 0,35%

Simone Dutra para o Governo e Ana Célia para o Senado - 0,59%

Nenhum - 18,65%

Não sabe - 11,12%

Henrique diz que pesquisa Consult bate com sondagens internas


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB) comentou através do seu microiblog Twitter, os números da pesquisa Consult, divulgada pela 96 FM de Natal.

Henrique disse que os números que foram divulgados pela 96 FM de natal, batem com as pesquisas que foram feitas para consumo interno.

Consult incluiu nome de Rosalba antes da decisão do DEM

Em entrevista a Jornal das Seis, da 96 FM, o diretor da Consult, Paulo de Tarso Teixeira, explicou a inclusão da governadora do estado, Rosalba Ciarlini (DEM), na pesquisa encomendada pela emissora.

Segundo ele, quando o trabalho começou ainda não havia definição oficial do Democratas pelo veto à reeleição da chefe do Executivo. O que só foi confirmado ontem (15), quando terminou a amostragem e ela ainda obteve 9,12%.

Rosalba é desaprovada por 75% e Dilma por 37%, segundo pesquisa


Segundo a pesquisa Consult, que entrevistou 1700 eleitores em 58 municípios, a governadora do estado, Rosalba Ciarlini, sofre um índice de desaprovação na sua gestão de 75%, enquanto a presidente Dilma Rousseff chega a 37% de rejeição.

Governo de Rosalba Ciarlini
Aprova: 15,94%
Desaprova: 75,71%
Sem opinião formada: 8,35%

Governo de Dilma Rousseff
Aprova: 53,41%
Desaprova: 37,18%
Sem opinião formada: 9,41%

A pesquisa está protocolada na Justiça Eleitoral com o número 02/2014. Foram entrevistadas 1.700 pessoas, em 58 municípios, no período de 10 a 12 de junho e tem margem de erro de 2,3% para mais ou para menos. O número de registro é 160/2014.

PHS convoca seus pré-candidatos para reunião


No próximo dia 20 de junho de 2014 (sexta feira), às 09h, no Hotel Maine (Natal), haverá uma reunião muito importante para os pré-candidatos para as eleições de 2014, ligados ao PHS.

O objetivo desta reunião é tratar do assunto de prestação de contas, com equipe técnica responsável pelo tema, no partido.

Serão passadas informações necessárias e feitos esclarecimentos, para que não ocorram sobressaltos no cumprimento de obrigações legais com a Justiça Eleitoral.

O PHS fará parte de uma das coligações proporcionais de apoio à candidatura ao Governo do Estado do presidente da Câmara Federal, Henrique Alves (PMDB).

Convenção Estadual do PV acontecerá no próximo sábado

No próximo sábado (21), a partir das 10h, na Assembleia Legislativa, acontecerá a Convenção Partidária Estadual do PV.

Na convenção será decidida a coligação do partido e os candidatos a deputado estadual e federal, que concorrerão nas eleições deste ano.

O PV deverá formar aliança com a pré-candidatura do deputado Henrique Alves.

Para Getúlio Rego, faltou iniciativa de Carlos Augusto Rosado


De Fato - De acordo com o deputado estadual Getúlio Rego, líder do governo na Assembleia Legislativa, algumas questões contribuíram para o atual cenário da governadora Rosalba Ciarlini, sendo uma deles a falta de condições de convencer o partido de sua candidatura à reeleição. Durante todo este período, ele disse ter conversado com Rosalba e Carlos Augusto sobre a questão da inelegibilidade dela, um dos pesos colocados nas discussões.

Além disso, Rosalba não apresentou nome de vice ou de senador, além de não ter feito um trabalho com os delegados dos partidos. "Tentamos uma aproximação com Ricardo Motta (presidente da Assembleia Legislativa), mas infelizmente não houve iniciativa de Carlos Augusto para conversar com ele", disse Getúlio.

Ex-secretário Leonardo Rego não será candidato

Foi especulado que o ex-secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rego (DEM), poderia ser candidato a deputado federal, vice-governador ou suplente de senador. Ele não deve disputar nenhuma das opções.

José Adécio nega que não votará em Henrique Alves para o governo


Em contato com o blogue, o deputado estadual José Adécio (DEM) comentou declaração atribuída a ele durante sua passagem pela cidade de Lagoa Nova, no final de semana. Adécio teria falado sobre a possível dificuldade de apoiar o pré-candidato ao governo pelo PMDB, Henrique Alves.

"Nunca deixei de estar presente na querida Lagoa Nova. Erivan [Costa] vota comigo há 28 anos e não podia deixar de atender a um convite aonde o mesmo anunciaria os seus candidatos, dentre os quais sou o estadual. Não disse que não apoiaria Henrique. Apenas existem dificuldades em alguns municípios, como é o caso de Lagoa Nova", disse Adécio ao blogue.

Em tempo: o DEM de José decidiu no final de semana, durante convenção estadual, optar pela coligação proporcional e, consequentemente, a aliança com o PMDB.

Chove na madrugada e lagoas continuam transbordando em Natal


Após uma segunda-feira (16) sem precipitações, a terça-feira (17) amanheceu chuvosa na capital potiguar. "A chuva voltou durante a madrugada. Com isso, estamos mais uma vez em alerta, de prontidão e atentos para qualquer emergência", ressaltou o secretário Paulo César Ferreira, da Defesa Civil do município. A Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) informou que o clima na capital potiguar vai variar entre céu nublado e pancadas de chuvas ao longo do dia.

Segundo Paulo César, alguns atendimentos já foram registrados, principalmente em razão de ruas alagadas e lagoas de captação que estão transbordando desde o final de semana, quando choveu em dois dias o equivalente ao esperado para o mês inteiro. Em razão dos danos e transtornos causados pelas chuvas neste últimos dias, a Prefeitura de Natal decretou estado de calamidade pública por 180 dias devido aos deslizamentos de terra e transbordamentos de lagoas de captação registrados no fim de semana. Veja galeria de fotos e imagens aéreas do local onde houve deslizamentos.

De acordo com Diogo Alexandre, engenheiro do setor de Conservação da Secretaria Municipal de Obras, Natal possui 57 lagoas de captação e praticamente todas elas transbordaram em meio ao temporal que caiu sobre a cidade. Destas, ele disse que a lagoa de São Conrado, na Zona Oeste, e a lagoa da avenida Ayrton Senna, na Zona Sul, são as que ainda causam muitos transtornos aos moradores de áreas vizinhas.

Governo federal envia medicamentos às vítimas das chuvas em Natal


O governo federal vai contribuir para a assistência à população de Natal atingida, desde a semana passada, por fortes chuvas. Diante da situação de calamidade pública, decretada nesta segunda-feira (16) pela prefeitura municipal, o ministério da Saúde decidiu enviar kit composto por medicamentos e insumos com capacidade para atender cerca de 1.500 pessoas ao mês.

Cada kit pesa 240 kg e contém 48 itens, sendo 30 tipos de medicamentos e 18 insumos para primeiros-socorros, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios e ataduras. O material deve chegar ao município nesta terça-feira (17). Além de disponibilizar os medicamentos e insumos, o ministério da Saúde mantém contato diário com as autoridades do município de Natal e do estado do Rio Grande do Norte para acompanhar a situação e avaliar sobre a necessidade de envio de profissionais de saúde vinculados à Força Nacional do SUS. Até o momento, no entanto, a situação tem sido conduzida com base no plano municipal de contingência de inundação do município e com o apoio do estado.

Jogo e feriado "espremem" agenda política da semana

A semana da política vai andar devagar devido ao segundo jogo da seleção pela Copa do Mundo no Brasil, na terça-feira (17), e do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (19).

O destaque é a reunião da presidenta Dilma Rousseff com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Binden, após as revelações da espionagem norte-americana contra ela, a CPI da Petrobras, a investigação contra o deputado André Vargas (ex-PT) e o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tamanho das bancadas no Congresso. No sábado (21), o PT deve lançar a candidatura de Dilma à reeleição.

Brasil revê o México em Fortaleza em busca da liderança isolada

Assim como ocorreu na campanha vitoriosa da Copa das Confederações do ano passado, o México será o segundo adversário do Brasil em sua Copa do Mundo. O Castelão, em Fortaleza, sediará a partida novamente. Só resta o Brasil repetir também o resultado positivo daquele encontro para se isolar na liderança do grupo A da competição.

"Mas o México é sempre um adversário complicado para nós, brasileiros. Lembrem-se de que, no ano passado, o Brasil só fez o seu segundo gol nos acréscimos do segundo tempo", advertiu o técnico Luiz Felipe Scolari, mencionando a vitória por 2 a 0 de 19 de junho de 2013, em que os atacantes Neymar e Jô anotaram para a Seleção. "Vamos continuar insistindo que devemos respeitar o México, mas sabendo que uma vitória nos deixará em uma situação altamente confortável", completou.

De fato, o Brasil já poderá começar a pensar nas oitavas de final se superar os mexicanos na capital cearense. O time de Felipão soma 3 pontos até então, consequência da vitória por 3 a 1 sobre a Croácia na abertura da Copa. O México fez 1 a 0 sobre Camarões.

Carrasco olímpico, mexicano Peralta promete dificultar vida do Brasil


Há menos de dois anos, Oribe Peralta pôs fim ao sonho  brasileiro de medalha de ouro olímpica no futebol. O centroavante marcou os dois gols da vitória mexicana por 2 a 1 em Londres e, agora, reencontrará a Seleção nesta terça-feira, pela Copa do Mundo. Autor do gol que garantiu o triunfo de seu país na estreia do Mundial, o jogador avisa: seu time tem condições de atrapalhar o anfitrião e favorito ao título.

"Vamos dificultar a vida deles, esse jogo será crucial. Além disso, é um time que podemos vencer se jogarmos bem", disse Peralta, confiante não só por ter balançado as redes na magra vitória sobre Camarões, mas por ter sido tão decisivo para o México recentemente que deixou o astro Chicharito Hernández no banco.

Irã e Nigéria ficam no 0×0

Se a animação da torcida curitibana entrasse em campo, Irã e Nigéria não teriam feito o primeiro jogo sem gols - foi também o primeiro empate - da Copa do Mundo no Brasil. Coube às duas seleções o fardo de apresentarem um espetáculo bem abaixo da média na Arena da Baixada, pelo Grupo F, para desespero dos espectadores que encheram a arquibancada e vaiaram muito as equipes após o apito final.

O empate por 0 a 0 é um resultado ruim para Irã e Nigéria, inferiores às duas outras concorrentes da chave - que teve Argentina 2 x 1 Bósnia na noite desse domingo. Na rodada seguinte, os iranianos enfrentam os hermanos, no sábado, às 13h (de Brasília), no Mineirão. No mesmo dia, às 19h, na Arena Pantanal, as Super Águias encaram Dzeko e companhia.

EUA vencem Gana por 2 a 1 em Natal


Após serem derrotados por Gana nas duas últimas Copas do Mundo, os Estados Unidos finalmente se vingaram: com direito a gol-relâmpago e outro nos minutos finais, os americanos venceram os africanos por 2 a 1 na noite desta segunda-feira, na Arena das Dunas, em Natal.

O resultado deixou os EUA na vice-liderança do Grupo G, com os mesmos três pontos da Alemanha, mas perdendo no saldo de gols (um contra quatro dos europeus). Os ganeses fecham a primeira rodada em terceiro lugar, à frente de Portugal também pelo critério desempate (tem saldo negativo de um gol, contra menos quatro dos lusos).

Muller ofusca Cristiano Ronaldo e lidera goleada alemã sobre Portugal


Cristiano Ronaldo não fez valer o status de melhor jogador do mundo na estreia de Portugal na Copa, pois quem brilhou na tarde desta segunda-feira foi o atacante alemão Thomas Muller, autor de três gols na Arena Fonte Nova. Com amplo domínio durante todo o jogo, a equipe comandada por Joachim Low triunfou por 4 a 0, pelo grupo G.

Na próxima rodada do grupo G, a Alemanha enfrentará Gana, no sábado, na Arena Castelão. No domingo, Portugal tentará sua recuperação contra os Estados Unidos, na Arena Amazônia.

Em Cuiabá, Rússia e Coreia do Sul fecham primeira rodada da Copa

A Seleção Brasileira  fará sua segunda partida da Copa do Mundo nesta terça-feira. Entretanto, por motivos de tabela, Rússia e Coreia do Sul atuam na partida seguinte e fecham a primeira rodada do Mundial no Brasil.

O confronto está marcado para as 19h (de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Cuidadoso, o técnico da Rússia Fabio Capello espera um confronto difícil diante dos sul-coreanos. "Todos os jogadores vão chegar bem informados para o embate.

Já jogamos contra esse adversário e tivemos a sorte de conhecê-los. Não é importante saber o nome de cada um, mas suas características. Nos preparamos bem e sabemos que estamos prontos", afirmou o treinador.

Argélia desafia a intensa "nova geração belga" na abertura do grupo H


A tarde desta terça-feira marca uma estreia esperada na Copa do Mundo: a Bélgica põe à prova sua "nova geração" em duelo com a Argélia. Considerados os principais candidatos a surpreender neste Mundial, os Red Devils precisam antes superar os concorrentes do grupo H, e a estreia frente aos africanos pode tornar-se complicada.

No lado europeu do confronto, o grau de dificuldade da partida pode aumentar antes mesmo de a bola rolar. No treino do último sábado, uma dividida entre o meia titular De Bruyne e o atacante reserva Origi contundiu os dois. Vítimas da impaciência para a estreia, a dupla correu riscos de desfalcar a Bélgica na estreia, mas o técnico Marc Wilmots deixa a preocupação de lado para exaltar a intensidade. "Pode ser que tenha havido excessiva dureza em algumas ocasiões, mas prefiro pensar o contrário. Todos têm algo para demonstrar, todos querem ganhar e jogar", justificou.

Eto'o admite que precisará de milagre para atuar por Camarões


O capitão da seleção de Camarões, Samuel Eto'o, admitiu nesta segunda-feira que precisará de um milagre para se livrar de uma lesão no joelho esquerdo a tempo de jogar  a partida de quarta-feira, contra a Croácia. O atacante também preocupa para o jogo do Brasil.

"Estou na esperança que os deuses me garantam um milagre e que eu possa defender meu querido e lindo país. Caso isso não aconteça, eu sempre continuarei com meu dever de capitão, especialmente como irmão mais velho para animar os meus jovens companheiros para conquistar a vitória", declarou Eto'o à Cameroon Radio-Television (CRTV).

De volta ao Brasil, Mascherano relembra bons "tempos de Corinthians"

Contratado pelo Corinthians em 2005, Javier Mascherano teve passagem discreta pelo clube do Parque São Jorge, mas ainda assim foi campeão brasileiro no ano de sua chegada ao Brasil. Neste domingo, no Maracanã, após a vitória sobre a Bósnia e Herzegovina, por 2 a 1, na estreia da Argentina na Copa do Mundo, o volante relembrou sua passagem, afirmando que tem ótimas recordações daquele tempo.

Depois de passar pelo Timão, Mascherano foi emprestado ao West Ham, da Inglaterra em 2006, e assim passou a construir sua carreira na Europa. Atualmente no Barcelona, o jogador já não joga mais como volante sem clube e é improvisado como zagueiro. Mesmo depois de oito anos desde que saiu do Brasil, o argentino não esconde o carinho que tem pelo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário