segunda-feira, 30 de junho de 2014

As principais notícias você ler aqui

TCE condena ex-prefeito de Dix-Sept Rosado a ressarcir R$ 228 mil aos cofres públicos

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas considerou irregulares as prestações de contas bimestrais da prefeitura de Governador Dix-Sept Rosado, relativas ao exercício de 2006, gestão do ex-prefeito Francisco Adail Carlos do Vale Costa.

O relatório apresentado pelo auditor Claudio José Freire Emerenciano, foi acatado pela conselheira Adélia Sales que submeteu aos demais conselheiros, sendo o voto pela restituição aos cofres públicos da quantia de R$ 228.360,00, pertinentes às despesas não comprovadas, além da aplicação de multa e envio das principais peças processuais para análise de ilícitos penais por parte do ministério Público Estadual.

Prazo para convenções encerra hoje


imagesTermina nesta segunda-feira o prazo para os partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizarem convenções para a escolha de candidatos e definição de coligações para as Eleições Gerais de 2014.

O próximo passo é o pedido do registro das candidaturas que acontece até o dia 05 de outubro.

PSD oficializa Robinson Faria candidato a governador em convenção com PT e PCdoB

"Chegou o dia e estou aqui para cumprir minha missão de ser candidato a governador", disse Robinson Faria, na primeira frase após ser oficializado pelo Partido Social Democrático (PSD) como candidato a governador nas eleições de 2014. Longe de ser uma convenção formal, neste domingo (29) os partidos PT, PSD e PCdoB fizeram festa ao receber os nomes dos candidatos na majoritária e na proporcional. Robinson Faria disputará o Governo do Estado ao lado da deputada federal e agora candidata ao Senado, Fátima Bezerra (PT) e do deputado estadual e agora candidato a vice-governador Fábio Dantas (PCdoB).

Em seu discurso, Robinson relembrou a sua trajetória nos últimos anos em que percorreu todo o Rio Grande do Norte conhecendo os desafios da cada região nas áreas do desenvolvimento, da educação, as deficiências da rede estadual de saúde em visita aos hospitais públicos e no desenvolvimento social. "Fiz minha estrada ao lado do povo, conhecendo a realidade de cada lugar, de cada cidade. Pude ouvir e dialogar com o povo e sei que estou preparado para assumir o Rio Grande do Norte e os desafios de uma gestão", confirmou.

A convenção estadual do PSD oficializou ainda a candidatura a reeleição do deputado federal Fábio Faria (PSD), do deputado estadual José Dias (PSD), além de outros 14 pré-candidatos a deputado estadual como o ex-prefeito Galeno Torquato (PSD), o ex-candidato a prefeito de Jardim do Seridó, Amazan e do major Fernandes (PSD).

Oficializada pelo PT como candidata ao Senado, Fátima Bezerra (PT) disse que a parceria com Robinson é de resistência e de coragem. "Sabemos o que o povo precisa e sabemos como fazer. Não foi fácil, mas tivemos coragem de nos colocarmos como opção para o povo que precisar ter oportunidade do debate, de escolher o que é melhor para o seu Estado", destacou.

Com vice de Caicó, Araken vai disputar o Governo pelo PSL e terá 12 nomes para deputado


O Partido Social Liberal (PSL) confirmou, em convenção, o nome do advogado Araken Farias, como candidato a governador. O vice vem do Seridó. O ex-vereador Paulo Roberto, o Paulo Perninha, que em 2010 saiu candidato a deputado estadual pelo PHS.

Araken Farias é ex-coordenador geral do Procon/RN, cargo que assumiu em 2011. Ele é advogado formado pela Faculdade de Natal (FAL) e pós-graduado em Direito Processual pela Metas Curso. Na convenção do PSL ainda foi homologada a candidatura do terapeuta Roberto Ronconi para o Senado.  Na proporcional, o PSL lançou quatro nomes para a Assembleia Legislativa e oito para a Câmara dos Deputados.

Betinho representa Rosalba no palanque de Robinson

Tudo definido e acertado. O deputado federal Betinho Rosado (PP) é candidato à reeleição e no palanque da Coligação Liderados pelo Povo.

Estará ao lado do vice-governador dissidente Robinson Faria (PSD) e da deputada federal Fátima Bezerra (PT), respectivamente candidatos a governador e vice.

Na prática, Betinho "é Rosalba Ciarlini (DEM)" na campanha. Freada em seu projeto de tentativa de reeleição pelo próprio partido, o DEM, Rosalba não participará diretamente da campanha eleitoral.

PTN nega participação da coligação de Robinson Faria

O presidente estadual do PTN (Partido Trabalhista Nacional), Canindé Alves, negou que legenda integre o grupo de apoio ao candidato ao governo pelo PSD, Robinson Faria.

O próprio Canindé teria se reunido com o presidente do PHS, Leandro Prudência, e o candidato a governador do PMDB, Henrique Alves, e o PTN fechou seu apoio ao presidente da Câmara dos Deputados.

Convenção do PMDB aprova o nome de Henrique Alves para governador

As candidaturas de Henrique Eduardo Alves, João Maia e Wilma de Faria para governador, vice e senadora, respectivamente, foram homologadas em convenção nesta sexta-feira (27) no Ginásio Nélio Dias. A aliança de 18 partidos recebeu o nome de "Coligação União pela Mudança" e conta com mais de 120 prefeitos e cerca de 900 vereadores. "Pela primeira vez se faz uma aliança de quantidade, de qualidade e responsabilidade", disse Henrique em seu discurso.

Em sua fala, Henrique lembrou do governo do seu pai Aluízio Alves, mas afirmou que o passado será usado como aprendizado. "Não quero ficar olhando para trás, quero olhar para frente e para o desenvolvimento que esse estado precisa recuperar", disse. O candidato agradeceu o apoio dos 18 partidos aliados e afirmou que a oposição será respeitada durante toda a campanha.

O presidente da Câmara Federal ressaltou a importância da composição com João Maia "pela competência atestada nesses anos na Câmara" e com Wilma de Faria. Segundo ele, ela era a candidata mais forte há seis meses e preferiu da a vez a ele "em um ato de humildade".

As primeiras caravanas começaram a chegar por volta de meio-dia e foram ocupando as arquibancadas de acordo com as preferências partidárias. A entrada de Henrique no ginásio, acompanhado de João Maia e Wilma, gerou grande comoção do público que estava no local. Além do evento do PMDB, o PSB e o PROS também realizaram suas convenções no local.

O arco de alianças formado para apoiar a chapa majoritária foi dividido na disputa proporcional para a Assembleia em três coligações. O PMDB integrará uma delas - "União pela Mudança 1", junto com PSB, PR, PROS, DEM,SDD,PDT e PRB, que terá 44 candidatos. Outra, integrada pelos partidos PPS, PHS,PTB e PV lançou  46 candidatos a deputado estadual. Na terceira estão 38 candidatos representando PSDB, PSC, PSDC, PMN, PRP.

Coligações já podem iniciar os comícios a partir do próximo domingo, dia 6 de julho

Formada agora as duas principais coligações que vão disputar nas urnas a preferência do potiguar para o Governo do Estado e o Senado. A partir do próximo domingo (06), candidatos poderão fazer funcionar, das 8h às 22h, alto-falantes ou amplificadores de som. Poderão, também, realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8h às 24h, e divulgar propaganda eleitoral na internet.

18 partidos apoiam a chapa Henrique Alves (Governo), João Maia (vice) e Wilma de Faria (Senado): PMDB, PSB, PR, PROS, PSDB, DEM, Solidariedade, PDT, PRB, PPS, PHS, PTB, PV, PSC, PSDC, PMN, PRP e PTN. Já os 9 partidos que apoiam Robinson Faria (Governo), Fábio Dantas (vice) e Fátima Bezerra (Senado) são PSD, PT, PC do B, PT do B, PP, PEN, PRTB, PTC e PPL. Os outros três postulantes ao Governo são: Araken Farias (PSL), Simone Dutra (PSTU) e Robério Paulino (PSOL).

Pesquisa 96 FM/Ibope mostra Henrique com 36% e Robinson Faria com 21% na pergunta estimulada

Divulgada nova pesquisa para o pleito potiguar. Os números do Governo, na pergunta estimulada, mostram a liderança do deputado federal Henrique Eduardo Alves.

ESTIMULADA GOVERNADOR

As 812  entrevistas foram realizadas entre os dias 22 e 24 deste mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no TRE sob o protocolo Nº RN-00005/2014 e no TSE sob o protocolo BR-00185/2014.

Pesquisa 96 FM/Ibope para o Senado: Wilma de Faria está com 39% e Fátima Bezerra com 29%

A pesquisa divulgada hoje 96FM/Ibope mostra que Wilma de Faria, vice-prefeita de Natal, lidera a intenção de voto para o Senado Federal. Ela aparece com 39%.

As 812 entrevistas foram realizadas entre os dias 22 e 24 deste mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no TRE sob o protocolo Nº RN-00005/2014 e no TSE sob o protocolo BR-00185/2014.

Os suplentes de Wilma

Definido os suplentes da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), na disputa pelo Senado Federal.

O primeiro suplente, como já vem sendo divulgado há bastante tempo, será mesmo o empresário Flávio Azevedo (PMDB). Já o segundo suplente é o pastor da Assembleia de Deus, Edmilson Gomes da Costa.

José Agripino também fala em resgatar autoestima dos potiguares durante convenção do PMDB

O presidente nacional do DEM, senador José Agripino também participou da convenção, que na tarde desta sexta-feira (27) homologou a chapa Henrique e João Maia para o Governo, Wilma para o Senado e dezenas de candidatos à Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa.

Com um discurso afinado, Agripino também adotou o discurso de que a aliança tem sido feita com o propósito de resgatar a autoestima dos potiguares. Foi o único momento no discurso de Agripino que pode ter sido interpretado como uma crítica ao governo da sua ex-aliada Rosalba Ciarlini. O senador também deixou claro que participará ativamente da campanha. "Se tiver voto em cima de um coqueiro, vou pedir para Henrique, Wilma e João Maia". Agripino terminou o discurso com um conselho a Henrique. "Seja humilde, seja um líder e ouça o povo. Honre os compromissos que você puder cumprir".

Ibope mostra desempenho dos candidatos por região

A primeira pesquisa Ibope sobre o pleito deste ano, divulgada pela 96 FM, mostrou o desempenho dos candidatos por região no Rio Grande do Norte. O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), que lidera no total a pesquisa com 36% das intenções de votos, tem  melhor desempenho na região Central. No local, ele possui 47% dos votos. No Oeste, o candidato peemedebista aparece com 39% e no Leste com 33%. A região com a menor densidade eleitoral é o Agreste com 31%.

Já o vice-governador Robinson Faria, que disputa o pleito pelo PSD e tem 21% dos votos, apresenta o melhor desempenho na região Agreste, com 35% das intenções de votos. O menor desempenho de Faria é  no Oeste com 17%. No Leste potiguar Robinson está com 20% dos votos e na região Central 18%.

A sindicalista Simone Dutra aparece com 2% das intenções de votos. Na divisão por região, ela tem 4% dos votos do Oeste e na Central, Leste e Oeste a candidata possui 2% em cada uma.

O professor Robério Paulino está com 1% das intenções de votos na primeira pesquisa Ibope. Na análise por região, ele não foi citado no Agreste e no Oeste, mas aparece com 2% no Leste e na Central.

Araken Farias não pontuou na pesquisa 96 FM/Ibope.

Na análise regional, o estudo mostrou que está no Leste potiguar o maior número de eleitores que afirmam votar "branco ou nulo".  Já o maior número de indecisos se concentra na região Oeste, com 17% das pessoas dizendo que não sabem em quem votarão para governador.

Senado

As declarações de voto para o Senado Federal também foram estratificadas pela pesquisa 96FM/Ibope. A vice-prefeita de Natal Wilma de Faria (PSB), que lidera a intenção de voto para o Senado com 39%, tem o melhor desempenho na região Agreste, onde aparece com 51%. O menor índice da candidata é na região Central com 34%.

A deputada federal Fátima Bezerra (PT), que está com 29% na pesquisa 96 FM/Ibope, concentra as maiores citações na região Central, onde está com 35%. Já o menor desempenho da petista é no Leste com 25%, onde está localizada a maioria dos eleitores do Rio Grande do Norte.

Roberto Ronconi (PSDC) está com 3% na pesquisa. A região Leste é onde ele tem o maior percentual com 4%. Já no Agreste, o candidato está com 1% das intenções de votos. Ana Célia (PSTU) está com 2% das intenções de votos no total. Na região Central ela aparece com 4% das intenções de votos e no Agreste e Oeste com 1%, sendo as regiões onde aparece com menor desempenho.

A pesquisa do Ibope entrevistou 812 pessoas, dos dias 22 a 25 de junho nas  quatro mesorregiões do Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança utilizado de 95%.

Pesquisa 96 FM/Ibope aponta que 79% dos potiguares desaprovam gestão Rosalba


A gestão da governadora Rosalba Ciarlini é desaprovada por 79% das pessoas. O número foi revelado pela pesquisa 96 FM/Ibope.

As 812 entrevistas foram realizadas entre os dias 22 e 24 deste mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE sob o protocolo Nº RN-00005/2014 e no TSE sob o protocolo BR-00185/2014.

Pesquisa 96FM/Ibope: Dilma Rousseff lidera no RN com 51%

A pesquisa 96 FM/Ibope mostrou a liderança absoluta da presidente Dilma Rousseff no Rio Grande do Norte, ela está com 51% dos votos na estimulada.

As 812 entrevistas foram realizadas entre os dias 22 e 24 deste mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no TRE sob o protocolo Nº RN-00005/2014 e no TSE sob o protocolo BR-00185/2014.

Em Macaíba, Zenaide Maia recebe apoio do deputado Raimundo Fernandes e de lideranças

A cada dia, a candidatura da médica Zenaide Maia ganha novos apoios. Neste sábado, foi a vez de lideranças do município de Macaíba confirmarem apoio ao nome da vice-presidente do PR Mulher, que disputa uma vaga na Câmara dos Deputados. Um dos reforços para a sua candidatura vem do deputado estadual Raimundo Fernandes (PROS). O vereador Edvaldo Emídio (PMDB) também garantiu seu apoio e do seu grupo político à dirigente do PR Mulher.

Outras lideranças também confirmaram apoio para a dirigente do PR, caso dos ex-vereadores Arian Fernandes, Chiquinho, Odilon Benício, Aluísio Silvio e Eduardo Rodo, que é presidente do PR de Macaíba. "Nós estamos lutando por um estado melhor. E o deputado João Maia tem uma liderança nacional, que vem sendo muito importante para o Rio Grande do Norte. Eleita, irei encampar lutas como a duplicação da Reta Tabajara, entre outros projetos que são fundamentais para a melhora da qualidade de vida do nosso povo", afirmou Dra. Zenaide.

Final de semana de João Maia foi de adesões e de contatos políticos

O final de semana do candidato a vice-governador João Maia (PR) foi de muitas adesões a chapa Henrique, João Maia e Wilma, e a candidatura da médica Zenaide Maia (PR) a deputada federal. Uma delas foi a do presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Entidades de Deficientes Físicos, Décio Santiago e sua esposa Edna Santiago, que é suplente de vereadora em Caicó e coordenadora da Luta pelas Mulheres na região do Seridó.

Outra adesão foi de um expressivo grupo político de Patu, integrado pelo Major Eduardo Leão e sua esposa Dra. Socorro Bandeira, a ex-vereadora Margarida Maria e seu esposo João Nascimento, além de Magda Godeiro. Todos reafirmaram o apoio à candidatura da médica Zenaide Maia. "Votar em Zenaide é votar em alguém que a gente sabe que é capaz, e que pela sua história de vida, jamais decepcionará o povo potiguar em Brasília", disse a ex-vereadora Margarida ao justificar seu apoio.

Da reunião com lideranças de Patu, ainda participaram a presidente do PR Mulher, Shirley Targino, a própria Zenaide Maia e o candidato a reeleição, deputado estadual George Soares (PR). No final da manhã do domingo (30) o deputado João Maia ainda recebeu em seu apartamento o casal Leonardo Nogueira e Fafá Rosado, respectivamente candidatos a deputado estadual e federal, pela coligação da qual o candidato a vice integra.

Ministro devolve processo em 24h e Betinho volta a pauta do TSE

A situação do deputado federal Betinho Rosado, que parecia tranquila para ele ter o direito de se candidatar à reeleição, voltou a ficar delicada.

É que o processo de perda de mandato, que seria inserido na pauta de julgamento do TSE somente em agosto, entrou na pauta da última sessão antes do recesso do judiciário, marcada para esta terça-feira (1 de julho).

A ministra Luciana Lóssio, surpreendentemente, devolveu o processo para votação 24 horas após ter pedido vista. Tempo recorde levando em consideração o histórico da Casa.

Betinho Rosado ficou surpreso, mas disse que os seus advogados têm fortes argumentos para preservar o seu mandato.

Como se sabe, o julgamento do processo de Betinho foi suspenso na terça-feira última (23), com o pedido de vista de Lóssio.

O placar está 2 a 0 pela perda de mandato do deputado.

Como adiantamos, senador paulista será vice na chapa do mineiro Aécio Neves


O senador paulista Aloysio Nunes (PSDB-SP) foi avisado por interlocutores do mineiro Aécio Neves que será anunciado como vice na chapa do presidenciável tucano nesta segunda-feira (30).A informação é da Folha de São Paulo.

A indicação encerrará meses de especulações sobre quem seria o companheiro de Aécio na disputa presidencial de outubro. A comunicação foi feita no fim da noite deste domingo (29).Ao longo do dia, o senador ainda dizia a aliados ter duas opções: Aloysio Nunes e a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário