quinta-feira, 3 de julho de 2014

As principais notícis você ler aqui

Betinho Rosado explica apoio a Robinson e Fátima, mas evita antecipar posição de Rosalba

O deputado federal Betinho Rosado (PP) explicou sua decisão pela chapa Robinson Faria (Governo) e Fátima Bezerra (Senado), em entrevista a 94 FM.

"Junto com Henrique, o PMDB rompeu com o Governo de Rosalba. É bem verdade que Robinson também rompeu. Nos seus órgãos de imprensa aqui, o PMDB comanda a Tv Globo e o jornal de maior circulação, a Tribuna do Norte que batem no Governo Rosalba. Então, o caminho natural foi apoiar Robinson", disse.

Betinho Rosado evitou antecipar a decisão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), no pleito estadual. "Infelizmente tenho conversado muito pouco com Rosalba. Essa questão política demanda muitas conversas… O PT que gosta de muitas reuniões (risos)…", argumentou Betinho Rosado, irmão do Chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado e cunhado da governadora Rosalba Ciarlini.

Robinson esquece críticas a Rosalba e mira artilharia nos adversários que enfrenta agora

O candidato ao Governo, Robinson Faria (PSD) concedeu entrevista ao Repórter 98 e voltou a atacar seus adversários polítricos. "É o palanque da conveniência. O nosso é o da convicção e o da coragem. Esses sete ex-governadores falam em mudança, mas qual mudança?", questionou Robinson, que deu uma pausa nas críticas que fazia ao Governo Rosalba.

"A nossa caminhada começou nas ruas, pela vontade do povo e não em escritórios fechados para agradar apenas as famílias Alves e Maia. Eles se uniram porque não querem largar o poder", disse Robinson sobre a chapa do seu adversário, Henrique Eduardo Alves (PMDB), que ainda tem Wilma de Faria (PSB), candidata ao Senado. Robinson fez questão de dizer que seu palanque só apoia à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Ele lembrou que na coligação comandada por Henrique há vários partidos que apoiam outros postulantes à presidência.

Mesmo assim…

O palanque de Robinson Faria e Fátima Bezerra quer distância de Rosalba Ciarlini no palanque deles.

Querem apenas os votos dos seus eleitores. Somente.

De um atento a política estadual:

- O candidato a governador Robinson Faria (PSD) declarou que nunca viu nenhuma mudança no Rio Grande do Norte quando foi administrado pelos sete últimos governadores.

Interessante! Robinson esteve com todos eles.

João Bastos é Micarla na campanha de Robinson

Articulando junto às lideranças políticas e comunitárias de Natal, o economista João Bastos é o coordenador da campanha de Robinson Faria (PSD) na capital.

Coincidência ou não, João Bastos trabalhou nas campanhas de Micarla, em 2008, e na de Rosalba, em 2010.

As duas tiveram o apoio de Robinson Faria.

Com João Bastos, ex-diretor da Urbana e ex-secretário da Semurb na gestão borboleta, a campanha de Robinson ganha o tom de Micarla. Depois do DNA de Rosalba, com Betinho e Isaura Rosado no palanque.

O eleitorado do RN nas eleições/2014


De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, 2.302.448 eleitores vão às urnas nas eleições de 5 de outubro de 2014.

Políticos botam "os blocos nas ruas" a partir de domingo


A campanha de rua começa no próximo domingo, mas na prática nenhum candidato já estará com seu material de propaganda impresso. Poderá, sim, fazer comícios e usar carros de som, porque qualquer impresso, mesmo que seja um simples "santinho", terá que constar o número do CNPJ, o que, na prática, a justiça eleitoral só libera em 72 horas.

Se por acaso o candidato for flagrado fazendo distribuição de material sem o CNPJ será multado, correndo o risco de ter sua candidatura cassada. Candidatos majoritários e proporcionais devem estar atentos, também, à prestação de contas dos seus gastos de campanha, que nesta eleição serão feitas mês a mês, ou seja, julho, agosto e setembro.

TRE divulgará lista de inelegíveis nesta sexta

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá divulgar na sexta-feira (04) a lista de pessoas com impedimentos para disputar a eleição de 2014.

A nominata incluirá nomes de gestores e ex-gestores, além de pessoas comuns, que tiveram problemas com prestação de contas, por exemplo.

Wilma destaca necessidade de ações conjuntas para a Segurança Pública


Um pleno funcionamento e uma ampliação do Sistema Único de Segurança Pública poderão ajudar no combate à criminalidade e para a melhoria das ações de policiamento.  A avaliação é da presidente do PSB no Rio Grande do Norte, ex-governadora Wilma de Faria, ao repercutir um dos assuntos discutidos no Congresso Nacional do partido.

O congresso foi no último fim de semana, em Brasília. Wilma de Faria afirma que - ao defender uma maior participação da União nas questões de segurança - não reduz a responsabilidade e o papel do Governo do Estado nessa área. Ao contrário, destaca ela, cabe à administração estadual investir mais e tomar as iniciativas, uma vez que tem a obrigação,  inclusive constitucional, de cuidar do policiamento ostensivo, investigativo, técnico e científico.

Para Wilma de Faria, o atual Governo também deve ter mais empenho no diálogo com a sociedade e com as categorias profissionais dos servidores em busca de soluções para estes problemas. Com relação ao Sistema Único de Segurança, ela lembra que é necessário intensificar e ampliar esse tipo de programa para que as ações conjuntas beneficiem a população.

Mantida a cassação de prefeita e vice-prefeito de Baraúnas

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte manteve a cassação de Antônia Luciana da Costa e Edson Pereira Barbosa, respectivamente prefeita e vice-prefeito de Baraúnas, município localizado na 33ª Zona Eleitoral. Também foi mantida a inelegibilidade dos então recorrentes, pelo prazo de 8 anos, contados do pleito de 2012.

Com relatoria do juiz Eduardo Guimarães e por unanimidade de votos, a Corte, em dissonância com o parecer exarado pelo Ministério Público Eleitoral, reconheceu a prática de abuso de poder econômico, mantendo a sentença de primeiro grau pelos próprios fundamentos.

Também por unanimidade, foi acolhida questão de ordem para que a comunicação da decisão proferida na ocasião seja feita após a publicação do julgamento de eventuais embargos de declaração.

Henrique Alves e Sandra Rosado pedem ao Inmetro tratamento diferenciado para o sal potiguar

Brasília (DF) - O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e a deputada Sandra Rosado se reuniram em Brasília com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges. Eles discutiram possíveis alterações no controle do peso do sal pelo Inmetro. Uma tolerância para mais ou para menos no peso do sal, com base em critérios técnicos, seria a alternativa para evitar penalidades aplicadas aos salineiros em função da quebra no peso do produto. A quebra de peso teria como causa principal a desidratação do sal transportado e armazenado em condições climáticas adversas às do processo de industrialização na região salineira.

Henrique Alves ressaltou que toda medida de proteção à indústria salineira brasileira, concentrada no Rio Grande do Norte, é bem aceita pelo setor, que enfrenta a concorrência do sal chileno. O produto do Chile tem incentivo para exportação e chega às indústrias e ao comércio brasileiro em condições mais favoráveis que o sal potiguar. A indústria química e a pecuária brasileira são os maiores consumidores de sal.

Rosalba e seu figurino de ´companheira`

Rejeitada pelo DEM, e pela população (em média 75% dos norte-rio-grandenses reprovam sua gestão), a governadora Rosalba Ciarlini _ e seu grupo_ busca, agora, a sobrevivência política.

A tendência é que a governadora sai do Democratas e se filie a um partido da base aliada da presidente Dilma Housseff, do Partido dos Trabalhadores.

Rosalba já circulou nos corredores de Brasília de figurino novo. A governadora foi vista nesta terça-feira (1) no Palácio do Planalto, numa exposição de artes, vestindo um blazer vermelho, a cor do PT da companheira Dilma.

O destino partidário da governadora potiguar, porém, não deverá ser o Partido dos Trabalhadores, e sim o PP, partido que sua família já controla no Rio Grande do Norte.

Governo do RN suspende publicidade institucional a partir de sábado

A Assessoria de Comunicação Social do Governo do RN informa que, cumprindo determinação da Justiça Eleitoral, suspenderá a partir deste sábado, 05 de julho, a publicidade institucional do Governo do Estado.

Não serão veiculadas, durante o período de 90 dias, campanhas publicitárias na mídia televisiva, impressa, radiofônica ou sites na internet;

Para a hipótese de "de grave e urgente necessidade pública" será solicitada uma autorização à Justiça Eleitoral para veiculação de material publicitário/institucional.

Câmara dos Deputados adia para a próxima quarta-feira a votação do aumento do FPM

Apesar de todo o esforço do presidente e do relator, respectivamente deputados federais João Maia e Danilo Fortes, ainda não foi desta vez que a Comissão Especial da Câmara dos Deputados votou o aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios. O Partido dos Trabalhadores, através do deputado federal Pedro Uczai, de Santa Catarina, utilizou do regimento da Casa para pedir vistas do Relatório do Projeto.

O Presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski elogiou a atitude do presidente João Maia, e ficou de fazer uma ampla campanha para que os prefeitos de todo Brasil compareçam em Brasília na próxima semana. "Foi uma decisão não benéfica para os municípios, pois todos estão aguardando essa decisão do Congresso. Entretanto, esta Casa é democrática e temos que buscar entendimentos e viabilizar o consenso, daí respeitamos o posicionamento do Partido dos Trabalhadores", ressaltou João Maia.

Datafolha: Dilma tem 38%, Aécio, 20%, e Campos, 9%

Segundo a nova pesquisa Datafolha, a presidente Dilma Rousseff com 38% em um mês. Já o senador Aécio Neves (PSDB) tem 20% e Eduardo Campos (PSB) variou de 7% para 9%, deixando assim a posição de empate técnico com o candidato Pastor Everaldo Pereira (PSC), estacionado em 4%.

O Datafolha ouviu 2.857 eleitores em 177 municípios nesta terça (1º) e quarta-feira (2). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos. A taxa de confiança é de 95% (significa que em 100 levantamentos com essa mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-00194/2014.

Dilma lidera rejeição com 32%

Dilma é líder também em rejeição, com 32% do eleitorado total decidido a não votar nela de jeito nenhum.Essa taxa é de 51% entre os que têm ensino superior, 49% no grupo dos que têm renda acima de dez salários e 40% na região Sudeste.

Na vice-liderança da rejeição aparece o candidato pastor Everaldo Pereira (PSC), líder de um ramo da igreja evangélica Assembleia de Deus. Ele é rejeitado por 18% -mais que Aécio (16%) ou Campos (12%).O Datafolha ouviu 2.857 eleitores nos dias 1º e 2 de julho. A taxa de confiança é de 95% (em 100 levantamentos assim, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões).

Avaliação do Governo Dilma: 35% Ótimo/Bom, 26% Ruim/Péssimo e 38% Regular


As intenções de voto na presidente Dilma Rousseff (PT) mudam muito pouco conforme o sexo ou a idade do eleitor. Mas variam bastante de acordo com a região do país, a renda ou o grau de escolaridade do entrevistado.A informação é da Folha de São Paulo.

E a petista lidera nas cinco regiões. No Nordeste, obtém seu melhor desempenho, 55% das intenções de voto, sete pontos a mais do que na pesquisa anterior. Já no Sudeste, a área mais populosa do país, tem 28%, situação de empate técnico com Aécio.

Frente Nacional de Prefeitos pede inclusão do "G-100 no projeto de desoneração da folha

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) solicitou ao senador Romero Jucá (RR) que inclua os municípios do g100, grupo dos cem municípios com mais de 80 mil habitantes e que apresentam baixa receita e alta vulnerabilidade social, entre os municípios a serem beneficiados com o projeto de lei 215/2014.

O projeto apresentado pelo senador Jucá, em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), estende a desoneração da folha de pagamentos de empresas privadas de diversos setores, estabelecida em duas leis federais, a municípios com até 80 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário