terça-feira, 26 de agosto de 2014

As principais notícias você ler aqui

V SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS (SETEPE)

A SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS (SETEPE) será realizada pelo Departamento de Educação (DE) e Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), do Campus Avançado "Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia" (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no período de 15 a 17 de outubro de 2014, em Pau dos Ferros - RN.

Em sua 5ª edição, a SETEPE tem como tema "O ensino na sociedade contemporânea: tensões e perspectivas", possibilitando uma maior ampliação da agenda de debates e interlocução de saberes e experiências por meio de conferências, mesas-redondas, oficinas, minicursos, grupos de trabalho, atividades culturais, colóquio de licenciatura do PIBID e momentos de intervivência de práticas pedagógicas exitosas na educação básica.

As inscrições para apresentação de trabalhos, na forma de comunicação oral, em GT e, de práticas pedagógicas exitosas na educação básica, no Momento de Intervivência, estarão abertas no período de 04 de agosto a 24 de setembro de 2014, no site do evento http://www.setepe2014.com.br.

Raimundo Fernandes cumpriu agenda com Rafael Motta no final de semana

O deputado estadual Raimundo Fernandes (PROS), que é candidato à reeleição, participou de eventos no final de semana em São Pedro, Pedra Preta e Natal. Em São Pedro, Raimundo foi recebido por lideranças locais.

Na sequência, ele foi o município de Pedra Preta, onde ao lado do candidato a deputado federal Rafael Motta (PROS), participou de encontro promovido pelo prefeito Luís Jairo e todos os vereadores do seu grupo. A programação do domingo encerrou na Zona Norte, com o vereador Aquino Neto (PROS), no aniversário do radialista Geomar Dantas.

O debate na TV União sobre segurança

O apresentador Robson Carvalho foi o intermediador do debate sobre segurança pública entre os candidatos ao Governo do Estado, realizado nesta segunda-feira (25) na TV União.

Entre as propostas do candidato Henrique Alves (PMDB), estão a ocupação de áreas onde há maior índice de violência, a integração das polícias, o combate às drogas, entre outras.

Já o candidato Robinson Faria (PSD) assumiu o compromisso de aplicar 10% do orçamento com a segurança pública. Os candidatos Professor Robério (PSOL), Simone Dutra (PSTU) e Araken Farias (PSL) também apresentaram suas ideias.

Robinson Faria: "Araken está a serviço de alguém"

O embate mais duro durante o debate promovida pela TV União, ontem (25), ficou por conta das candidatos Araken Farias (PSL) e Robinson Faria (PSD).

"Quando Robinson era Presidente da Assembleia Legislativa e certa vez assumiu o Governo do Estado por ausência da governadora Wilma [de Faria], de uma canetada só, demitiu 600 policiais no Rio Grande do Norte", disse Araken.

Mediante direito de resposta, Robinson Faria disse que o adversário "está a serviço de alguém". O candidato do PSL tentou a treplica, mas foi negado o pedido.

Wilma leva o nome e as propostas de Henrique

Com seu candidato a governador, Henrique Alves, participando do debate da Tv União, a candidata ao Senado da "União Pela Mudança", Wilma de Faria, leva seu nome e suas propostas às reuniões do vereador Raniere Barbosa, do ex-vice-prefeito de Parnamirim, Cabral, e de lideranças das Rocas, Marise, Jonas e de Mãe Luiza, Dinarte, na noite desta segunda-feira (25).

Durante os eventos, Wilma destacou a necessidade da aliança com Henrique, que unindo as forças e experiências, vão trabalhar incansavelmente pelo estado, resgatando o Rio Grande do Norte do caos. "Henrique tem mais de quarenta anos de vida pública, tem experiência. Me juntei a Carlos Eduardo para ajudar Natal e, agora, me uni a Henrique para ajudar ao Rio Grande do Norte".

A ex-governadora ressaltou a prioridade das áreas essenciais, como a segurança e saúde, destacando os altos índices de insegurança, que atormenta o estado e a situação precária da saúde pública, que afeta diretamente os mais necessitados. "Se antes existiam falhas, hoje é um caos total. O Estado está parado. As filas inacabáveis nos hospitais, as centrais do cidadão sem funcionar, programas sociais suspensos, e o pior: a falta de segurança que atinge todas as classes sociais".

Henrique e Wilma caminham nos bairros Nazaré e Bom Pastor


Os candidatos da coligação União Pela Mudança, Henrique Alves (PMDB) e Wilma de Faria (PSB), que disputam o Governo do Estado e o Senado, participaram nesta segunda-feira (25) de caminhada pelos bairros de Nazaré e Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal.

Em conversa com moradores, antes da caminhada, Henrique destacou que a segurança pública será prioridade do seu governo. "Em todos os lugares que chegamos, a insegurança é a maior reclamação das pessoas. Nossa primeira será fazer uma operação emergencial de ocupação nos lugares mais críticos", disse.

Wilma destacou o crescimento da campanha e a união das forças políticas para resgatar o estado."Estamos numa campanha que já está sendo vitoriosa, porque está promovendo a união da classe política e da população para tirar nosso estado desse caos que se encontra hoje", disse.

Uma das maiores lideranças do bairro Bom Pastor, o vereador Chagas Catarino (PROS), acompanhou os candidatos e disse que fará o possível que Henrique e Wilma tenham sejam os mais votados na região. "Fui o vereador mais votado no Bom Pastor. Vamos fazer o mesmo com Henrique para o governo e Wilma para o Senado".

Também participaram da caminhada o deputado estadual Antônio Jácome (PMN), que disputa a reeleição; os candidatos a uma vaga na Assembçeia Legislativa Álvaro Dias (PMDB) e Laura Helena (PPS); Rogério Marinho (PSDB), candidato a deputado federal; além dos vereadores Ubaldo Fernandes (PMDB), Felipe Alves (PMDB), Aroldo Alves (PSDB), Júnior Grafith (PRB) e Jacó Jácome (PMN), que tenta uma vaga na Câmara Federal.

Impacto positivo: Marina deverá pedir voto para Wilma

A candidata a presidente da República Marina da Silva deverá vir ao Rio Grande do Norte pedir votos para a vice-prefeita de Natal e candidata a senadora Wilma de Faria.

Bem como gravar inserções no programa eleitoral de Rádio e TV da Guerreira.

Para a militância Wilmista o fato causará um impacto altamente positivo na sua candidatura.

TSE determina retorno aos cargos de prefeita e de vice de Areia Branca

O ministro João Otávio de Noronha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou mediante liminar o retorno da prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), ao cargo. A prefeita e a vice-prefeita Lidiane Michele Campos Garcia (PSB) haviam sido cassadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), mesmo tendo sido inocentadas em primeira instância das acusações feitas pela oposição.

Apesar de terem sido cassadas em 14 de julho deste ano, prefeita e vice só se afastaram dos cargos em 5 de agosto passado, assumindo o presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Góis (PV).
Com a deferimento da liminar na tarde desta segunda-feira (25), estão suspensos os efeitos do acórdão TRE-RN 270/2014 até o julgamento do recurso especial eleitoral.

Com a decisão, o vereador Sandro Góis, que está no cargo interinamente, retornará à presidência da Câmara Municipal logo que a prefeita reassumir o cargo.

Confira a agenda dos candidatos ao governo do RN para esta terça-feira

Araken Farias (PSL)
Gravação de programa eleitoral

Henrique Alves (PMDB)
Gravação de programa eleitoral

Robério Paulino (PSOL)
9h30: Palestra sobre processo eleitoral em escola de Natal
14h30: Palestra sobre processo eleitoral em escola de Natal
18h: Participa de sessão Solene entrega de título de cidadão natalense ao ambientalista Haroldo Mota

Robinson Faria (PSD)
10h: Atendimentos políticos
16h: Participa de caminhada no conjunto Potilândia, na Zona Sul de Natal
19h: Reunião com lideranças políticas da Zona Sul

Simone Dutra (PSTU)
7h: Candidata concede entrevista ao portal G1
15h: Participa de reunião com a coordenação de campanha
17h: Reunião com a direção estadual do PSTU

Hoje tem debate com presidenciáveis na Band

A Band realiza na noite de hoje o primeiro debate entre os candidatos à presidência da república. O Portal da Band vai transmitir ao vivo o encontro, a partir das 22 horas.

Estarão presentes no debate: Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB).

A expectativa para o debate é grande. Será a primeira vez que todos os candidatos estarão frente a frente. E também será a primeira oportunidade de Marina Silva confrontar os adversários - ela substitui Eduardo Campos, que morreu em um acidente aéreo.

As regras para o debate foram definidas após encontros com os partidos e serão seis blocos. A apresentação será do jornalista Ricardo Boechat, comandante do Jornal da Band.

Candidatura de Marina tira mais votos de Aécio


O comando da campanha de Aécio Neves (PSDB) a presidente anda apreensivo com o resultado dos levantamentos preliminares do próprio partido. A confirmação de Marina Silva na disputa revela-se mais prejudicial ao tucano do que à candidatura de Dilma Rousseff (PT). O desempenho da candidata do PSB surpreende em grandes colégios eleitorais: São Paulo, Rio de Janeiro, DF, Paraná e Pernambuco.

ONDE BATER

A turma de Aécio já discute como enfrentar Marina Silva sem fechar as portas para eventual entendimento no segundo turno.

INEXPERIÊNCIA

A tendência do PSDB é fazer o contraponto da inexperiência de Marina em gestão com a administração bem avaliada de Aécio em Minas.

Mais de 400 Municípios ainda não enviaram dados relativos aos gastos com Educação ao Siope

O Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) recebeu os dados relativos aos gastos com Educação em 2013 de 5.098 Municípios. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que ainda faltam informações de 470 Municípios.

Os Estados que mais enviaram dados foi o Ceará com 97,82% dos Municípios, seguido pelo Maranhão com 97,23% dos Municípios. Já os Estados com menores números de informações transmitidas, são Roraima e Amapá, com 66,66% e 43,75% respectivamente.

Para os Municípios que foram inscritos no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc), a CNM alerta que enviem as informações, pois o sistema continua aberto.

O Siope é um sistema eletrônico gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que reúne informações sobre a aplicação da receita constitucionalmente vinculada à educação dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário