sexta-feira, 20 de março de 2015

As Principais Notícias Você Ler Aqui

Governador Robinson deixará indicação da SEJUC com o PP

O governador do estado, Robinson Faria (PSD), deixará a indicação do próximo titular da secretaria estadual de Justiça e Cidadania com o PP, comandado pelo ex-deputado Betinho Rosado.

O advogado Zaidem Heronildes deixou o comando da pasta durante a crise no sistema prisional do estado.

Rosalba poderá ser alvo de mais uma investigação

O governo Rosalba Ciarlini (DEM) poderá ser alvo de mais uma investigação. O procurador do Ministério Público de Contas, Luciano Ramos, quer apurar as razões que levaram o governo do Estado a devolver aos cofres federais cerca de R$ 12 milhões, oriundos do programa "Brasil Mais Seguro".

Tarcísio Maia pode ficar sem direção

O médico urologista Haroldo Duarte, dificilmente, esquentará a cadeira de diretor-geral do Hospital Regional Tarcísio Maia. O que foi prometido para ele aceitar o cargo, como abastecimento de medicamento e investimentos na estrutura hospitalar, não chegou até aqui. Pelo contrário. A crise se agravou com a ameaça de bactéria no setor de UTI e o incêndio que avariou a parte elétrica. Haroldo está desestimulado a continuar no cargo. O doutor tem boas intenções, porém, sem condições para realizar um bom trabalho, ele caminha para pedir exoneração ao governador Robinson Faria (PSD).

Doutor Lagreca vive o mesmo

A situação de Haroldo Duarte, guardadas as devidas proporções, é a mesma do doutor Ricardo Lagreca, que já pediu para deixar a Secretaria de Saúde Pública do RN. Bem intencionado, mas sem condições de trabalho. Doutor Lagreca esbarra na estrutura viciada do Estado, onde as soluções caminham lentas, não acompanhando os problemas que surgem a toda hora. Lagreca deve ficar até a Semana Santa.

É o caro

O prefeito Silveira Júnior (PSD) nomeou a sogra, Rina Márcia, no cargo de diretora da 12ª Dired, com sede em Mossoró. Já havia emplacado a mãe, Lúcia Bessa, na diretoria administrativa-financeira do Hospital Regional Tarcísio Maia. Ao empregar a família, Silveira mostra força no governo de Robinson Faria (PSD).

Segue

Além de empregar a família, Silveira Júnior também fez a distribuição dos cargos do governo estadual em Mossoró, atendendo, em parte, a sua bancada na Câmara Municipal.

Márcia pede retomada de políticas para geração de emprego e renda

O estímulo ao empreendedorismo, através da oferta de cursos de capacitação e qualificação profissional foi o destaque do pronunciamento da deputada Márcia Maia (PSB) na sessão plenária desta quinta-feira (19). A parlamentar alertou que é preciso minimizar os crescentes índices de desemprego recentemente divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Márcia Maia citou dados da recente pesquisa do Ministério do Trabalho, que revelou um aumento na fila do desemprego no Brasil. No Rio Grande do Norte foram eliminadas 4.013 vagas com carteira assinada no mês passado, sendo as principais nos setores da indústria, agropecuária e construção civil.

Rafael Motta passa a ser membro da comissão que analisa Orçamento Geral da União

O deputado federal Rafael Motta foi indicado pelo seu partido, o PROS, para assumir mais uma comissão na Câmara dos Deputados. O parlamentar agora também é integrante da Comissão de Finanças e Tributação. No início do mês de março, Rafael Motta foi indicado para assumir como titular a Comissão de Turismo e suplente nas comissões de Educação e Minas e Energia.

"A Comissão de Finanças é muito importante para o âmbito da Casa e também para o Brasil, é por lá que passa o Orçamento Geral da União e tudo que se refere a tributos e receita pública. Além disso, a comissão tem a missão de fiscalizar os atos do Poder Executivo no que diz respeito ao uso de recursos públicos", disse o deputado.

1° Encontro de Prefeitos e Vereadores do RN será realizado nesta sexta-feira (20)

O 1° Encontro de Prefeitos e Vereadores do RN será realizado nesta sexta-feira (20), com palestras do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, governador Robson Faria, entre outras entidades públicas. O evento promovido em uma ação conjunta das Federações das Câmaras dos Vereadores do Rio Grande do Norte (FECAM/RN) e dos Municípios do Estado (FEMURN) terá início às 15h, na Escola do Governo (Centro Administrativo em Natal/RN). A inscrição é gratuita e poderá ser realizada a partir das 14h no local. Também serão emitidos os certificados de participação.

A expectativa é a presença de mais de mil participantes no encontro. A partir das 15h, o governador Robinson Faria abre a programação do 1° Encontro de Prefeito e Vereadores do Rio Grande do Norte com uma palestra sobre orçamento participativo e municipalismo. O Ponto alto do evento será a palestra "Oportunidades para os municípios do RN", apresentada pelo Ministro das Cidades, Gilberto Kassab. O encontro de Prefeitos e Vereadores será marcado ainda pela posse das diretorias da FEMURN e da FECAM/RN.

Cid deve ser candidato à Presidência em 2018

Cid Gomes deve despontar como o mais novo candidato à Presidência em 2018. É o que aponta o colunista Ilimar Franco.

Segundo ele, o ex-ministro da Educação quer ser o porta-voz do eleitor "contra tudo e contra todos", por onde já passaram o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa e a presidenciável Marina Silva.

Câmara vai à Justiça contra o ex-ministro Cid Gomes
A Câmara dos Deputados, por meio da Procuradoria Parlamentar, entrou ontem (19) com duas representações contra o ex-ministro da Educação Cid Gomes. Ao depor no plenário da Casa para explicar as declarações que fez na Universidade Federal do Pará, quando disse que havia no Congresso "400 ou 300 achacadores", Gomes pediu desculpas, mas voltou a fazer acusações contra os deputados e o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Uma das representações apresentadas pelo procurador, deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), foi protocolada na Justiça Federal em Brasília. Nela, a procuradoria pede reparação por danos morais contra o ex-ministro, sem estipular o valor da indenização, mas sugere que o juiz destine o dinheiro para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Para disputar a prefeitura, Marta avisa ao PSB que deixará o PT até maio


Com a intenção de disputar a sucessão à prefeitura de São Paulo, a senadora Marta Suplicy (PT­SP) avisou ao PSB que se desfiliará do PT até maio. Segundo a Folha de São Paulo, a informação foi repassada à cúpula estadual do partido pelo empresário Márcio Toledo, namorado da petista e principal articulador de sua candidatura no ano que vem.

Além do PSB, o empresário informou a intenção de Marta ao governo de São Paulo, de Geraldo Alckmin (PSDB), que deu aval ao movimento político. Tucanos e pessebistas são aliados no Estado e os planos de Alckmin são os de disputar a Presidência da República em 2018. Para ser candidata em 2016, Marta precisa estar filiada ao PSB em outubro, um ano antes da eleição municipal.

Cunha diz que nem mais 10 ministérios resolveriam os problemas com o PMDB

Num instante em que Dilma Rousseff afirma que não cogita fazer uma reforma ministerial, o peemedebista Eduardo Cunha desdenha: "Se der mais dez ministérios para o PMDB, o problema vai continuar igual". Segundo o presidente da Câmara, a dificuldade de relacionamento do seu partido com o PT e o governo não decorre da distribuição de cargos, mas da ausência de compartilhamento das decisões.

"O partido gostaria de participar mais, discutindo tudo aquilo que precisa acontecer previamente", afirmou. "O PMDB nunca participou disso. Ainda por cima teve que acompanhar um processo em que o governo ajudou a patrocinar um partido fictício [O PL, organizado por Gilberto Kassab] com o objetivo de nos enfraquecer."

Eduardo Cunha fez essas declarações numa entrevista que concedeu ao diário paranaense 'Gazeta do Povo'. Falou para um jornal do Paraná porque amanhecerá nesta sexta-feira em Curitiba, capital do Estado. Vai inaugurar na cidade um programa de viagens que o levará às 27 unidades da federação até 2016. Chama-se 'Câmara Itinerante'.

Operação Lava-Jato causa impacto nos bancos e alerta Banco Central

A Operação Lava-Jato, que investiga um esquema de propinas e de desvio de recursos da Petrobras, já está provocando estragos no sistema financeiro. Ontem, o Banco Central revelou que tem monitorado cada vez mais de perto as operações bancárias envolvendo as construtoras que estão sob a mira da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República.

O temor da autoridade monetária é de que uma eventual quebradeira das empreiteiras provoque uma onda de calotes, colocando em risco bancos que concederam empréstimos vultosos a essas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário