segunda-feira, 21 de maio de 2012

Quadro sucessório desenhado em vários municípios da Região Oeste

A três semanas do início do prazo das convenções partidárias para as eleições 2012, o quadro vai se desenhando nos municípios, embora ainda existam muitas dúvidas. Os grupos estão definindo posições levando em conta as questões locais. Em alguns casos, há interferência das lideranças estaduais.

O blog passa a limpo o quadro sucessório em alguns municípios da Região Oeste. Veja:

BARAÚNA
O empresário Isoares Martins (PR), apoiado pelo prefeito Aldivon Nascimento (PR), enfrentará a vice-prefeita dissidente Luciana Oliveira (PMDB), esposa do ex-prefeito Gilson Professor. No meio está o ex-prefeito José Araujo (DEM), que é visto como o fiél da balança. Isoares e Luciana tentam o seu apoio, mas Araújo diz – até aqui – que será candidato.
GOV. DIX-SEPT ROSADO

O ex-prefeito Anax Vale (DEM) é visto como favorito, diante do desgaste da administração da prefeita Lanice Ferreira (PMDB). Ele enfrentará Aísa Martins (PMDB), esposa do ex-prefeito Gilberto Martins, que está inelegível, e tem o apoio de Lanice. A chapa de Anax será composta pelo ex-vereador Adonias Melo (PP), enquanto a chapa governista ainda não definiu o vice.
FELIPE GUERRA
O prefeito de segundo mandato Braz Costa (PMDB) apoiará a candidatura de Iolanda Costa (PMDB), que enfrentará o candidato de oposição Haroldo Ferreira (PSD), irmão do prefeito de Caraúbas Ademar Ferreira (PMDB) e do empresário Ademos Ferreira. Esse quadro deve ser mantido até as convenções.

APODI

A aliança PMDB/PR dificilmente será concretizada. A prefeita Gorete Pinto, do PMDB, tem o direito natural da reeleição e vai cumprir. O ex-prefeito José Pinheiro, do PR, diz ter em mãos pesquisas que apontam o seu favoritismo, por isso, não abre mão da candidatura. A oposição tem outro pré-candidato, o comunista Flaviano Monteiro, que luta na Justiça Eleitoral para se livrar da condição de inelegível, devido ter as contas de sua campanha de 2010 reprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Se não for candidato, Monteiro apoiará José Pinheiro.

CARAÚBAS

O prefeito Ademar Ferreira (PMDB) tem o direito à reeleição, mas ele já disse ao grupo que não disputará o pleito. Provavelmente será substituído pelo empresário Júnior Praxedes (PMDB), que é genro do empresário Ademos, irmão de Ademar, e cunhado do articulador político Ferreirinha. Essa definição sairá, provavelmente, nesta semana. A oposição bate cabeça com os nomes do vereador Padre Brasil (PR), estimulado pelo ex-prefeito Eugênio Alves, e do vereador Ivanildo do Gás, do PT. Correndo por fora, a médica Velúzia, do PT, vista como o melhor quadro da oposição.

CAMPO GRANDE

O prefeito Bibi de Nenca (PMDB) será candidato à reeleição e enfrentará o ex-prefeito Bebeto Almeida (PSD). É cria contra o criador. Bibi foi eleito em 2008 com apoio do Bebeto, mas os dois romperam a relação política logo em seguida. Agora, vão medir forças.

PAU DOS FERROS

O quadro parece bem definido: o jovem Fabrício Torquato, atual secretário municipal de Saúde, será o candidato do DEM, apoiado pelo prefeito Leonardo Rêgo. A chapa do Democratas poderá ser completada pela vereadora Zélia Leite. A oposição propaga o nome do ex-prefeito Nilton Figueiredo (PMDB), mas ele está inelegível pela Lei da Ficha Limpa. Daí, o nome mais provável é do jovem médico Bráulio Figueiredo, filho de Nilton. Ele terá como vice a ex-vereadora Tércia Batalha ou um representante do PT.
SÃO MIGUEL

O prefeito Galeno Torquato (PSD) tem dificuldade de definir a chapa, uma vez que o seu nome preferido, ex-prefeito Dario Pereira, encontra-se inelegível. É a única opção capaz de disputar o pleito com chance de vitória. Melhor para a oposição comandada pelo deputado Raimundo Fernandes (PMN), que lançou a candidatura da esposa e ex-deputada Nirinha Fernandes (PMN). Ela terá como vice Acácio, filho do ex-prefeito Acácio.

ASSU

O prefeito Ivan Júnior (PP), candidato à reeleição, já sabe que vai enfrentar o deputado George Soares (PR), filho do ex-prefeito Ronaldo Soares. Fracassou a tentativa de entendimento entre os prefeito e George, que foram aliados no passado recente. Na manhã de sábado (19), os Soares confirmaram a postulação. Agora, a oposição procura definir o nome do vice, que poderá ser a ex-candidata a prefeita Fátima Morais, do PSB.
Fonte: Jornal de Fato/César Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário