sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Aluno da Escola Municipal Elisiario Dias está na final da Olimpíada de Língua Portuguesa

O estudante da Escola Municipal Elisiario Dias, Vinícius Henrique Silva, autor da crônica "Últimas lágrimas", que teve como orientadora a professora Maria Liduina da Silva, foi um dos três estudantes potiguares selecionados para a etapa final da Olimpíada de Língua Portuguesa 2012, que acontece nos dias 9 e 10 de dezembro, em Brasília. Vinícius Henrique Silva foi escolhido em meio a 125 alunos semifinalistas de todo o país, que estiveram reunidos desde o início desta semana até a última quarta-feira (07), em Natal, quando foi divulgada a lista com os 38 finalistas da categoria "Crônica".

A cerimônia de premiação ocorreu no Hotel Imirá, na Via Costeira. O evento contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, do coordenador estadual da ollimpíada, professor Afonso Gomes, da coordenadora geral dos programas da Fundação Itaú Social, Camila Feudberg, da presidente da UNDIME-RN, Maria Edineide de Almeida, e da coordenadora nacional da olimpíada e presidente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEQ, Sonia Madi.

Com três alunos selecionados para a final, o Rio Grande do Norte foi o estado com o maior número de selecionados do Nordeste e o segundo do país, ficando atrás apenas de São Paulo, que garantiu quatro vagas na final. Além do estudante micaelense, também foram selecionados no RN, a aluna Larissa Rebeca Araújo Nobre e a professora orientadora Judileide Silva Morais, da Escola Estadual Teônia Amaral, de Florânia, com a crônica "O sábado na minha cidade"; e a estudante Maria Klívia Melo e a professora Maria de Jesus Lima, da Escola Municipal Professora Nair Fernandes Rodrigues, de Assú, com o texto "Rua da pista".

A Olimpíada de Língua Portuguesa desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A cada biênio, nos anos pares, o projeto realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. O projeto que é uma iniciativa do Ministério da Educação - MEC, e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação - CONSED, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME, e o Canal Futura.
*Da redação com informações da Assessoria de Imprensa Seec

Nenhum comentário:

Postar um comentário