quarta-feira, 4 de junho de 2014

As principais notícias estão aqui

PC do B sela aliança com o PT para o pleito do RN

O PC do B selou a aliança com o PT para o pleito deste ano. "Nossas candidaturas vão crescer muito. Vamos firmar nossos nomes e mostrar um projeto político de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte", disse Eraldo Paiva, ao presidente do PCdoB, Antenor Roberto.

O diretório estadual do PT, reunido no último sábado (31 de maio), deliberou a favor da aliança entre os dois partidos na proporcional para deputado estadual e na chapa majoritária composta pelos pré-candidatos Robson Faria (governo) e Fátima Bezerra (senado).

Rejeitado pelo PT na disputa proporcional, PSD vai para o sacrifício

Com a decisão do PT de se coligar apenas com o PCdoB na disputa proporcional pelas cadeiras na Assembleia Legislativa, o PSD vai mesmo para o sacrifício. O deputado estadual José Dias confirmou, em entrevista ao Portal No Ar, que não existe perspectiva de aliança para a legenda nesta disputa, faltando menos de um mês para as convenções.

O parlamentar disse que, mesmo sem aliança, ainda acredita que o PSD possa eleger três deputados estaduais. "Está definido que se um partido pequeno quiser se aliar a nós na coligação proporcional, nós recebemos de braços abertos. Mas essa não é nossa prioridade. Nossa busca é de eleger três, que nós temos chances", declarou.

Dias ponderou que, sem aliança com outros partidos, o PSD montou sua estratégia para ampliar o espaço na Assembleia legislativa.  "Nós somos pré-candidatos com o PSD, estamos satisfeitos com a nossa chapa. Formamos uma nominata que nos permite com tranquilidade eleger três candidatos para deputado estadual. Então, não temos nenhum problema reivindicatório eleitoral", disse.

Apesar do otimismo de José Dias, as perspectivas não são boas. Caso a estratégia de lançar múltiplas candidaturas não funcione, o PSD, que tem apenas José Dias e Gesane Marinho na Assembleia Legislativa, corre o risco de ter sua representatividade ainda mais reduzida no legislativo estadual.

Getúlio Rêgo diz que não há definição do DEM em relação à candidatura de Rosalba Ciarlini

O líder da bancada governista na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Deputado Getúlio Rêgo, afirmou que o seu partido não definiu apoio a nenhum candidato, nem negou candidatura a Governadora Rosalba Ciarlini, durante reunião do diretório estadual, nesta segunda-feira (02).

Segundo informações do site Portal No Ar, Getúlio Rêgo aproveitou a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), nesta terça-feira (03), para falar sobre o assunto, quando o Deputado Kelps Lima (Solidariedade) citou que o desfecho do encontro do DEM será um novo governador em 1 de janeiro de 2015, já que a governadora não iria para reeleição.

"O partido ainda não finalizou a indicação dos seus candidatos a deputado estadual, federal, senador ou governador para o pleito de 2014, como vem sendo dito por ai. Isso será discutido democraticamente pelo partido.

"Existe um acordo para melhorar o Rio Grande do Norte", disse Nelter

Em entrevista hoje (04) ao Jornal da Cidade, da 94 FM de Natal, o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) rebateu as críticas do dos deputados Fernando Mineiro e Fátima Bezerra, ambos do PT, sobre a articulação do que eles chamam de acordão em torno do nome Henrique Alves (PMDB).

"Engraçado, Fátima falar isso (de acordão) e estava recentemente com o DEM em Mossoró e com o PMDB de Fafá. Fátima e Mineiro falam isso, mas a presidente Dilma tem a maioria dos partidos. Não existe acordão. Existe um acordo para melhorar o Rio Grande do Norte", respondeu Nelter.

"Só querem falar de Henrique, mas é importante também dizer que o PT está apoiando um candidato que foi do PFL, do DEM. Robinson passou muitos anos filiado ao partido de José Agripino e Rosalba", afirmou Nelter Queiroz lembrou sobre o período que o vice-governador foi deputado estadual pelo PFL (depois DEM) até 2003, quando de filiou ao PMN.

Rosalba afirma ter vida pública transparente

A governadora Rosalba Ciarlini, por intermédio da Assessoria de Imprensa, comentou a decisão da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, que decidiu favorável à admissibilidade da abertura do processo de impeachment, com base no pedido apresentado pelo Marcco (Movimento Articulado de Combate à Corrupção).

"A governadora respeita os poderes, seus membros e suas responsabilidades e lembra que a sua vida pública, ao longo dos últimos 30 anos foram marcados pela honestidade e transparência e que nunca fez uso improbo de dinheiro público", disse a assessoria. Na nota, destacou ainda estranhar o processo em ano eleitoral. "Sendo assim, acha estranho que esse processo ocorra coma s justificativas apresentadas exatamente em ano eleitoral", afirmou à Tribuna do Norte.

Portal nacional destaca: "Pior governadora do Brasil, Rosalba Ciarlini tem reeleição vetada pelo DEM"

O portal Uol traz uma matéria destacando a negativa do Democratas para Rosalba Ciarlini ser candidata a reeleição. A matéria, assinada por Aliny Gama, lembra que a chefe do Executivo potiguar ficou em último lugar na avaliação entre todos os governadores brasileiros.

"Com a pior avaliação entre os governadores do Brasil, segundo a pesquisa CNI/Ibope, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), não vai concorrer à reeleição, em outubro", diz o início da reportagem.

A matéria destaca ainda: "o presidente do Democratas, senador José Agripino Maia (RN), afirmou que não tem dúvidas de que a executiva nacional do DEM vai homologar a decisão dos membros da legenda no Estado".

Comissão aprova trâmite de processo de Impeachment contra Rosalba


A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi favorável à continuidade da tramitação do processo que pode resultar no Impeachment da governadora Rosalba Ciarlini. Na manhã de hoje (3), o deputado Hermano Morais (PMDB) proferiu parecer sobre o caso, opinando favoravelmente à admissibilidade da proposta encaminhada pelo Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco), que pede a cassação da chefe do Executivo. Os membros da CCJ acompanharam o relator.

Tramitação

Com a aprovação do parecer, caberá à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa a indicação uma comissão especial para analisar o mérito da proposta, observando se há a confirmação sobre os crimes citados e se eles são fatos que justificariam uma cassação. Caso ocorra o entendimento a favor do Impeachment, a comissão vai encaminhar o parecer ao plenário da Assembleia, que decidirá sobre o afastamento de Rosalba por até 180 dias. Durante este período, será formado um tribunal especial, composto por cinco deputados e cinco desembargadores, que decidirão sobre a cassação ou não da governadora do Estado.

Carlos Eduardo confirma apoio do PDT a Henrique e Wilma

Em entrevista ao RN Acontece, na Band, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), explicou supostas insatisfações que poderiam ter surgido na legenda comandado por ele no estado, incluindo o apoio do grupo do PMDB ao pré-candidato a deputado federal Sávio Hackradt.

"Estava havendo uma dificuldade de acomodação, mas isso acontece. É um processo. O fato é que estar tudo bem. Está tudo dentro da normalidade e estamos muito satisfeitos e vamos para rua defender nossas candidaturas", disse Carlos Eduardo sobre o que ele chamou de especulação da imprensa.

Ainda na entrevista que concedeu ao RN Acontece da Band, o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) foi questionado se o componente familiar pesou quando decidiu apoiar o primo Henrique Eduardo Alves (PMDB), para o Governo do Estado.

"Se eu fizesse política por família, não estava no PDT. Estava no PMDB. Eu já disputei eleição contra eles (família Alves). Duas vezes que disputei a eleição de prefeito foi disputando contra o PMDB. E disputei o Governo contra a candidata do PMDB", lembrou Carlos Eduardo, justificando o apoio a Henrique, pela ajuda a gestão da capital em Brasília.

Fafá Rosado deve levar o deputado Leonardo Nogueira para a conversa com Henrique e Garibaldi

Nesta quinta-feira (05), o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves e o ministro Garibaldi Filho recebem a ex-prefeita Fafá Rosado, uma das responsáveis pela vitória do prefeito Francisco José Júnior (PSD), na eleição suplementar de Mossoró.

Fafá Rosado é filiada ao PMDB. O Blog do Marcos Dantas já soube que ela vai levar o deputado Leonardo Nogueira (DEM), para a conversa com os líderes do PMDB. Em tempo, o vice-governador Robinson Faria estava tentado conquistar o apoio do grupo de Fafá Rosado via o prefeito Francisco José Júnior.

Presidente da Câmara e reitor da UERN discutem projetos da universidade em cinco ministérios

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu, na noite desta terça-feira (3), o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes. O reitor apresentou vários projetos da universidade em tramitação nos ministérios da Educação, Saúde, Esporte, Comunicações e Ciência e Tecnologia. Ele pediu o apoio do deputado Henrique Alves para a liberação de recursos e assinatura de convênios.

Henrique Alves fez um apelo ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para publicação do aviso permitindo que a UERN concorra a uma FM Universitária. Outro pleito do reitor é uma pista de atletismo. O projeto, no valor de R$ 3 milhões, é semelhante ao que foi inaugurado pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O ministro já havia prometido ao reitor e ao deputado a construção de uma pista de atletismo em Mossoró.

Ex-governador Iberê Ferreira está internado na UTI da Casa de Saúde São Lucas


O ex-governador Iberê Ferreira está internado na Unidade de Terapia Intensiva da Casa de Saúde São Lucas, onde deu entrada ontem. Ele foi acometido de uma meningite bacteriana.

Segundo especialistas, o fato ocorreu devido a baixa imunidade. Há um mês o político foi submetido a uma cirurgia no cérebro.

A bactéria contraída por Iberê Ferreira atingiu a meninge, membrana que reveste o cérebro.

O quadro do ex-governador é estável.

Adjunto assume a titularidade da Procuradoria Geral do Estado do RN


A edição de hoje (4) do Diário Oficial publicada a nomeação de Cristiano Feitosa Mendes para o cargo de procurador geral do Estado.

Mendes ocupará a vaga deixada pelo jurista Miguel Josino, falecido há duas semanas.

O novo procurador conhece bem a pasta, uma vez que exercia o cargo de procurador geral do Estado adjunto.

Dilma Rousseff confirmada na inauguração do aeroporto de SGA


A presidente Dilma Rousseff estará em Natal, na segunda-feira (9), para inaugurar, oficialmente, o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, nesta quarta-feira (4).

Henrique destacou que o aeroporto - em funcionamento desde o último sábado - passa por uma semana de experiência e adequações, com pendências a serem resolvidas nos próximos dias. Ele confirmou a autorização para a operação de voos internacionais a partir desta quarta-feira.

"Dilma estará no Rio Grande do Norte para finalmente inaugurar o aeroporto. Após essa semana de testes, experiência e ajustes, tudo está se normalizando. Dilma verá o aeroporto pronto e pleno. Foram 16 anos de luta, mas numa conduta corajosa da nossa presidente foi privatizar o segmento, proporcionando esse projeto de desenvolvimento para o RN. No turismo e na exportação", disse.

A previsão é que a presidente chegue a Natal na parte da manhã da segunda-feira e desembarque já no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. A cerimônia de inauguração está marcada para as 11 horas.

Aprovação do PNE mostra a consciência do Parlamento sobre a importância da educação, diz Henrique


O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (3) a votação do Plano Nacional de Educação (PNE). Os deputados votaram destaques apresentados ao texto base, aprovado na semana passada. Ao longo do dia, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, fez um apelo por um acordo entre líderes partidários para viabilizar a conclusão da análise da matéria, que agora será enviada à sanção presidencial.

Desde o início das negociações para a inclusão da matéria na pauta do Plenário, Henrique Alves se mobilizou para assegurar a votação da proposta e garantir a aprovação de um texto que viabilizasse mais recursos para os investimentos na área de educação. Ele foi o principal articulador do entendimento com o governo e com os líderes partidários. Nas últimas semanas, ele conversou com parlamentares de vários partidos e convocou um esforço concentrado para garantir a votação do PNE.

Dilma diz que país deveria estar crescendo mais rápido

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira que não podia explicar porque o Brasil não estava crescendo mais rápido, depois que a economia perdeu fôlego e avançou pouco no primeiro trimestre deste ano. Em entrevista a um pequeno grupo de jornalistas estrangeiros, Dilma acrescentou, porém, que o real teve seis meses de "total estabilidade" e que a inflação estava caindo.

O real desvalorizou levemente nesta terça-feira depois de recuar 2,5 por cento nos últimos dias em relação ao dólar e atingir o seu menor patamar em dois meses. Porém nesta terça-feira, o Banco Central brasileiro atuou mais agressivamente no mercado de câmbio. Dilma disse que não tem a intenção de mudar a meta de inflação, de 4,5 por cento, com margem de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, mesmo que a inflação tenha se mantido persistentemente elevada ao longo dos últimos anos, entre 5,5 por cento e 6,5 por cento.

Biometria impede que eleitor vote no lugar de outro

Biometria Treinamento UERRNas Eleições Gerais de 2014, cerca de 21 milhões de brasileiros serão identificados por meio das impressões digitais na hora da votação.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino, a biometria é um compromisso da Justiça Eleitoral com a melhoria contínua de seu processo e impede que um eleitor se passe por outro, tendo em vista que não há no mundo duas pessoas com digitais iguais.

PEC do FPM deverá ser votada na CCJ do Senado hoje


Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39/2013, que aumenta em 2% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), deverá ser votada pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ) na próxima sessão ordinária, que será realizada hoje.

O presidente da CCJ, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), solicitou aos gestores municipais que entrem em contato com os parlamentares de suas respectivas bancadas federais a fim de solicitar a presença na Comissão e a aprovação da matéria. Caso a PEC seja aprovada pelo colegiado, a matéria segue para votação, em dois turnos, no Plenário da Casa.

Inscrições para o Sisu encerram hoje

Os candidatos a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até hoje (4) para se inscrever. Para participar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e não ter zerado a redação. As inscrições devem ser feitas no site do Sisu até as 23h59. Até as 19h de ontem, 861.405 candidatos haviam feito a inscrição, segundo o Ministério da Educação (MEC). O número superou o total de inscritos da edição do Sisu do ano passado, quando foram registrados 788.819 candidatos.

Nesta segunda edição, são oferecidas 51.412 vagas em 1.447 cursos, distribuídos em 67 instituições federais e estaduais. Para o curso de medicina, a oferta é 1.374 vagas, enquanto nas engenharias há 8.707 vagas disponíveis. Do total, 41% das vagas serão destinadas às cotas e 3% a outros tipos de ações afirmativas próprias das instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário