segunda-feira, 15 de junho de 2015

As Pricipais Notícias Você Ler Aqui

Rio Grande do Norte tem plano B para o hub

O governador Robinson Faria (PSD) convidou a classe política, entidades da indústria e comércio do estado para uma reunião, hoje (15), para instalar um comitê de acompanhamento das tratativas para a possível instalação do HUB da TAM no Rio Grande do Norte

E se não der certo? O trade turístico tem um plano B: articular-se para instalar o hub da Azul Linhas Aeras, que recentemente comprou a TAP, considerada a maior companhia aérea de bandeira portuguesa.

Robinson reúne quase toda a bancada federal do RN e pede união na disputa pela instalação do hub da TAM

O governador Robinson Faria reuniu quase toda a bancada federal no evento para discutir estratégias de união para a disputa pela instalação do hub da TAM no aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

Na mesa de autoridades, estavam o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, os 3 senadores do Rio Grande do Norte: Garibaldi Filho (PMDB), Fátima Bezerra (PT) e José Agripino Maia (DEM).

Da Câmara Federal, presenças dos deputados federais: Walter Alves (PMDB), Zenaide Maia (PR), Felipe Maia (DEM), Rafael Motta (PROS), Fábio Faria (PSD) e Beto Rosado.

Doze deputados estaduais presentes.

Presidentes da Fiern, Amaro Sales, da Fecomércio, Marcelo Queiroz…

Prefeitos de São Gonçalo, Jaime Calado, de Parnamirim, Maurício Marques, de Macaíba, Fenando Cunha, municípios nos arredores do aeroporto, também participaram.

Alheio ao que o município de Ceará-Mirim poderá lucrar com o hub da TAM, o prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, não apareceu.

STF julgará ação contra ex-vereador natalense

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou em pauta, amanhã (16), a ação penal contra o ex-vereador de Natal Geraldo Neto. Pesa contra ele a acusação de oferecer "benesse em troca de voto".

A defesa de Geraldo Neto impetrou recurso contra decisão da ministra Maria Tereza, que havia determinado pena de dois anos e quatro meses de reclusão e dez dias-multa pela prática do crime de corrupção eleitoral.

Professores da Uern participam de audiência na AL nesta terça

Os professores grevistas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participam de uma audiência pública, na Assembleia Legislativa (AL/RN) na próxima terça-feira (16), que apresentará a situação da universidade estadual e pensará saídas para a paralisação.

Os docentes também definiram que na oportunidade realizarão um ato público, a partir das 11h, em frente a AL, em Natal, expondo para a população a pauta de reivindicação dos grevistas.

Deputado Agnelo Alves foi transferido para São Paulo

Na quinta-feira (11) o deputado estadual Agnelo Alves (PDT) recebeu alta da UTI do Hospital São Lucas, em Natal, após considerável melhora no seu quadro clínico.

Ele permaneceu em observação para tratar uma infecção respiratória, mas a família decidiu continuar o tratamento em São Paulo. O líder político foi transferido às 15h30, mas seu quadro clínico é considerado estável.

Acabou a "lua de mel" de Robinson com Rosalba

O governador Robinson Faria parece ter cansado de ouvir as primeiras críticas ao seu governo, e tratou eleger a sua antecessora Rosalba Ciarlini como a responsável pelo caos administrativo em que recebeu o Governo.

O primeiro a romper o silêncio que perdurava desde as eleições do ano passado, quando Rosalba trabalhou na surdina para o atual governador, foi o secretário de Finanças, Gustavo Nogueira que na semana passada disse, nas terras de Rosalba que Robinson herdou 1 bilhão de dívidas da mossoroense.

Vivaldo Costa pode voltar à Assembleia Legislativa

O deputado estadual Agnelo Alves foi transferido para São Paulo neste domingo (14) para dar continuidade ao tratamento de infecção pulmonar. O quadro do parlamentar é estável, mas caso precise se licenciar por muito tempo para continuar o tratamento, o suplente Vivaldo Costa pode ser chamado para assumir a cadeira na Assembleia Legislativa.

Apesar de estar em tratamento em São Paulo, não há a obrigação de se chamar o suplemte. As últimas informações médicas deram conta de que o deputado está bem e que foi para São Paulo apenas por haver mais recursos médicos para auxiliar no tratamento.

TRT, TRE e Justiça Federal iniciam paralisação por tempo indeterminado

Os servidores do judiciário federal do RN (TRT, TRE e Justiça Federal) iniciam uma greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira, 15 de junho, contra os 10 anos sem reajuste a que vem sendo submetidos. A intenção do movimento que soma-se a outros 20 estados no país, é pressionar a aprovação do PLC 28/2015, projeto de lei que prevê a recomposição salarial da categoria.

O primeiro Ato da greve ocorre na manhã desta segunda, a partir das 10h, na praça do TRT21, onde os servidores se concentram para avaliar e debater o movimento paredista nacional e traçar quais serão os próximos passos da greve.

Serviços à espera de melhorias

Duas autarquias estaduais de ligação direta ao cidadão possuem deficiências sérias na prestação de serviços. O funcionamento da Companhia Estadual de Abastecimento (Ceasa), criada há 39 anos, é prejudicado pelo estrangulamento da área com o aumento da demanda: hoje, seriam necessários mais 30 hectares de terra para acomodar o fluxo de 30 mil toneladas processadas por mês. Já no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), a falta de servidores e de automatização burocratiza o atendimento, criando filas e muita espera para o usuário.

Embora atendam perfil e enfrentem realidades totalmente distintas, os órgãos receberam visita "surpresa" do governador Robinson Faria no dia 5 de junho. O objetivo, conforme o chefe do Executivo postou nas redes sociais, era "ouvir" os usuários e trabalhadores dos órgãos.

De acordo com as direções das autarquias, porém, a almejada solução para melhoria no atendimento a população demandam tempo e, principalmente, a gerência dos recursos. "A visita do governador, em si, não muda nada. Acho importante sim ele visitar para ver como está precária a situação, mas sem ação política vira demagogia", lembra Alexandre Guedes Fernandes, servidor do quadro efetivo.

No caso do Detran, o diretor geral José Marcos Freire ressalta que, embora o órgão seja financeiramente superavitário, investimentos como contratação de mão de obra dependem do aval do Estado - hoje impedido de ampliar os recursos humanos por estar acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. "Não podemos ver o Detran como um órgão a parte do Estado", ressalta.

Cunha vai reforçar a pancada no PT

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), avisou a aliados que vai reforçar "cada vez mais" suas críticas ao PT, rumo a um rompimento entre as siglas, considerado "quase inevitável". Irritada com ataques de petistas a Cunha e com articulações para minar Michel Temer, a bancada do PMDB prepara uma contraofensiva na Câmara e ameaça dificultar a aprovação do projeto que revê as desonerações. Caciques da sigla cobrarão que Dilma Rousseff condene as investidas dos petistas contra o PMDB.

PSDB de São Paulo lança Geraldo Alckmin candidato à presidência em 2018

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi oficialmente lançado candidato à presidência da República, em 2018, na convenção estadual do PSDB. "O Brasil está doente e precisa de "um médico para salvá-lo", disse o deputado estadual Pedro Tobias, reeleito presidente do diretório estadual pelos próximos dois anos.

No discurso, Alckmin também se posicionou como candidato, num discurso com duras críticas ao PT. "A política é uma atividade que se exerce essencialmente com ética. O PT pode ser tudo, menos um partido político, porque um partido político se faz com ética", afirmou. "Não é possível pagar com o futuro do Brasil as contas dos malfeitos da última década".

Nenhum comentário:

Postar um comentário