segunda-feira, 31 de março de 2014

As principais notícias você ler aqui

Chapa Rosalba e Ney Lopes é uma opção do DEM

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ainda não definiu seu futuro. Também não descartou por completo a possibilidade de concorrer à reeleição. Se convencer o senador José Agripino, faria a coligação do DEM com o PP de Betinho Rosado. Lançaria Felipe Maia e Betinho à federal, e vários nomes do DEM para completar a eleição.

Na chapa majoritária, Rosalba seria candidata à reeleição, tendo como o ex-deputado Ney Lopes de Sousa como opção ao Senado. Para vice, o DEM teria o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego ou até mesmo o deputado Getúlio Rego, que abriria sua vaga para o filho. A esposa do senador José Agripino, Anita Catalão Maia também seria uma alternativa. Em 2000, Anita foi vice-prefeita na chapa de Sonali Rosado a prefeitura de Natal.

E quem seria o vice de Robinson?


Do lado da aliança PSD e PT, agora falta um vice-governador. O nome de Robinson Faria (PSD) para o Governo do Estado e de Fátima Bezerra (PT) ao Senado já é consenso. Restará no PT e no próprio PSD o vice.

Pelo PT sobraria os nomes dos vereadores Hugo Manso e Fernando Lucena. Ainda consta o especialista em energia Jean-Paul Prates, que foi secretário de Energia do Governo Wilma e assinou a ficha do PT no ano passado. Também os dirigentes Eraldo Paiva, que é presidente estadual e vereador em São Gonçalo e Juliano Siqueira, ex-vereador de Natal. Do PSD, a advogada Tatiana Mendes Cunha, que tem trânsito na Justiça. Outro nome seria o do ex-deputado Francisco José, pai do prefeito interino de Mossoró, Silveira Júnior.

Shirley Targino pede exoneração da SETHAS

A secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Shirley Targino (PR), entrega hoje (31) a carta de renúncia ao cargo à governadora Rosalba Ciarlini.

Shirley, que também é presidente do PR Mulher, já conversou com a governadora e diante do momento eleitoral - em que João Maia é o possível pré-candidato a vice-governador na chapa do PMDB, encabeçada pelo deputado Henrique Eduardo Alves, ela se vê obrigada a acompanhar o partido.

Shirley Targino foi a única representante do PR que permaneceu no governo após o afastamento político do partido das ações do governo estadual. A presidente do PR Mulher estava na cota pessoal da governadora Rosalba Ciarlini.

No próximo sábado (5), o PR realizará encontro estadual sobre as eleições 2014, ocasião que vai formalizar a indicação de João Maia para concorrer ao cargo de vice-governador.

Walter Alves iniciou articulações com lideranças para a Câmara dos Deputados

Líder do PMDB na Assembleia Legislativa, o deputado Walter Alves começou as articulações para ocupar uma vaga na Câmara dos Deputados. Walter passou os últimos oito anos no Legislativo e chegou a ser escolhido Parlamentar do Ano em duas ocasiões.

No fim de semana, ele esteve no Vale do Açu. Com o ex-prefeito Eider Medeiros (PMDB), Walter participou do Alto Folia, uma espécie de carnaval fora de época de Alto do Rodrigues em comemoração a emancipação política do município. O deputado Gustavo Fernandes (PMDB), também participou.

É preciso somar forças pelo Estado, diz Wilma

A vice-prefeita de Natal Wilma de Faria, pré-candidata ao Senado pelo PSB, disse que é o momento de somar forças de todos os partidos para reerguer o Rio Grande do Norte. Em tom de crítica a gestão de Rosalba Ciarlini (DEM), a líder peessebista afirmou que o povo potiguar está sofrendo muito com a falta de segurança.

"Estou querendo a paz, somar forças, somar com todos, buscando resgatar a situação que estamos vivendo para pensar na segurança. Vivemos dias de muita intranquilidade. Sofremos muito com a insegurança. Precisamos fazer com que a saúde funcione", destacou.

Wilma de Faria avaliou que a retomada do Estado ocorrerá a partir da união das forças políticas capitaneadas na gestão de Henrique Alves, caso ele seja eleito governador. "Henrique vai ter condição de atrair os recursos necessários. Hoje falta tudo para a média e alta complexidade. Falta tudo nas obras novas que estão sendo feitas em conjunto com o governo federal", disse a vice-prefeita.

Ela chamou atenção que o pré-candidato ao Governo tem "consciência" das necessidades do Estado e por ser presidente da Câmara dos Deputado saberá buscar os meios para executar o projeto para o Estado potiguar.

"Henrique tem consciência disso. Vai buscar os recursos, vai fazer a diferença e lutar por dias melhores para nosso Estado. Estamos aqui para lutar sem medo de ser feliz", comentou.

Henrique destaca prioridades das votações na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, pré-candidato ao governo do Estado do PMDB, segue para Brasília nesta segunda-feira (31) para conduzir  as articulações que vão garantir o cumprimento da pauta de votações em plenário. O parlamentar descarta a possibilidade de se licenciar, neste primeiro momento, da presidência da Câmara, uma vez que os temas que vão entrar na pauta exigem atenção. "Temos uma agenda extensa para cumprir na Casa a partir de abril, e é preciso dar prioridade. Pretendo discutir de forma mais profunda a reforma política", salientou o presidente.

Entre outras projetos que entram em votação ou discussão na Câmara estão a regulamentação da PEC das Domésticas e o que que transforma a corrupção em crime hediondo. Mesmo com a agenda apertada, o presidente afirma que será possível manter o cronograma do Congresso Nacional e as atividades como pré-candidato ao Governo do Estado. Henrique Alves pretende manter a agenda semanal, com visitas ao RN nas quintas-feiras e retorno à capital federal às segundas-feiras. Após o recesso parlamentar, em julho, ele pretende repensar a agenda, uma vez que as sessões da Casa também entram em regime diferenciado.

Líder do PR se reúne com candidatos a deputado estadual

O PR do deputado João Maia terá uma reunião com os pré-candidatos na chapa proporcional essa semana. O que será definido é que a sigla caminhará com três candidaturas a Assembleia Legislativa: o deputado George Soares, o vereador natalense Adão Eridan e o ex-prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildo Albuquerque.

Para a Câmara dos Deputados, a médica Zenaide Maia, irmã de João Maia e esposa do prefeito Jaime Calado fará dobradinha com todos os estaduais.

Carlos Eduardo explica motivos da decisão do PDT

Em um discurso de aproximadamente 10 minutos, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT-RN), frisou que a chapa de Henrique é a "chapa da união de forças, da experiência e dos serviços prestados" e que "vai colher a maior vitória política eleitoral dos últimos tempos no Rio Grande do Norte".

O prefeito criticou a atual gestão do Estado, afirmando que Henrique conseguiu chegar ao terceiro maior cargo da República - o de presidente da Câmara - e se coloca agora "o grande desafio de assumir um estado em crise econômica, social e financeira sem precedentes nos últimos 50 anos".

O cenário na capital também foi lembrado. O pedetista disse que, ao assumir, encontrou a prefeitura "falida" e contou com o apoio de Henrique na Câmara para reerguê-la. "E essa não foi a  única porta que ele escancarou para Natal. Henrique sempre  colocou os interesses do estado acima das divergências  políticas", disse o prefeito, fazendo referência ao fato de,  em 2012, ter disputado eleição contra o PMDB.

A vida, segundo Carlos Eduardo, requer coragem e há momentos na política que exigem decisões difíceis. "E acredito no quão difícil foi para Henrique assumir o desafio de ser candidato ao governo. Mas ele está a altura desse momento. Sabemos da sua maturidade política". A candidata ao Senado, vice-prefeita e ex-governadora Wilma de Faria foi lembrada no discurso. "Estivemos juntos nas últimas 10 campanhas no RN e colhemos vitórias", acrescentou Carlos Eduardo.

Equipe do Globo Rural degusta carne de jumento em Mossoró


A equipe do Globo Rural esteve neste domingo (30) em Mossoró/RN para gravar um programa especial sobre carne de jumento na culinária regional. O almoço degustação foi servido para um seleto grupo de 20 pessoas numa área reservada do Hotel Villa do Oeste, em Mossoró.

Rio Grande do Norte tem média de inadimplência superior à região Nordeste

Indo na contramão da região Nordeste, que tem a menor média nacional na relação dívida em atraso por pessoa física, cerca de 1,84 registrado em fevereiro, o Rio Grande do Norte está apresentando altos números de inadimplência.

De acordo com o diretor do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) no estado, Augusto Vaz, desde agosto do ano passado os números de inadimplentes no RN vem crescendo.

PT se ajoelha diante PMDB nos estados de olho na CPI da Petrobras


A iminência da abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na Petrobrás levou o Palácio do Planalto e o comando da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff a começar um processo de reaproximação com o PMDB, após semanas de uma intensa disputa política com o principal aliado. O objetivo é consolidar apoios no Congresso Nacional que ajudem a blindar Dilma durante a investigação. Em troca, o PT cede espaços na elaboração dos palanques regionais.

O primeiro caso a ser revisto foi justamente onde as negociações estavam mais complicadas: Ceará. No Estado, a crise na Petrobrás pôs fim à disputa de meses entre os irmãos Cid e Ciro Gomes e o senador Eunício Oliveira (PMDB), que reivindicava o direito de disputar o governo. Eunício, que chegou a ser convidado para assumir o Ministério da Integração Nacional para abrir caminho para os irmãos Gomes, rejeitou a oferta feita por Dilma e afirmou que só aceitaria a candidatura ao governo. Passou, desde então, a frequentar todas as reuniões de grupos dissidentes. Mas os problemas na estatal aceleraram a solução. Com o aval da presidente, ele será o candidato da base.

Petrobras: a briga agora é com o TCU

A apuração de casos envolvendo a Petrobras gerou uma disputa entre a estatal e o Tribunal de Contas da União, responsável pela análise. Marinus Marsico, procurador do TCU, aponta que a Petrobras não informou sobre diversos atos envolvendo a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, após o pedido de envio dos documentos sobre o caso, em 2012.

O TCU também questionou a obstrução pela empresa da investigação sobre a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. De acordo com a Petrobras, há um processo de contínua melhoria da relação com órgãos de controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário