sexta-feira, 25 de abril de 2014

As principais notícis você ler aqui

TSE nega liminar para Claudia Regina, candidata permanece fora da disputa

Claudia Regina, ex-prefeita de Mossoró e que tentava entrar na disputa do pleito, teve o pedido negado pelo Tribunal Superior Eleitoral. A ministra Laurita Vaz, em decisão de ontem a noite, determinou que o processo de Claudia Regina retorne ao Tribunal Regional Eleitoral.

Entre o grupo de advogados de Claudia Regina havia uma grande expectativa de que a decisão do juiz Herval Sampaio, que negou o pedido de registro, pudesse ser reformada no TSE, o que não ocorreu.

Na verdade, agora a decisão volta para o TRE.

Cláudia Regina apresenta hoje substituto na eleição de Mossoró

A prefeita afastada de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), permanece com o registro de candidatura indeferido e sem possibilidade de fazer campanha. Depois de conversar com seus advogados, ela manterá contatos na manhã de hoje (25) com o presidente nacional do DEM, senador José Agripino, e o secretário Carlos Augusto Rosado, que comanda a legenda em Mossoró.

O objetivo será apresentar o seu substituto na disputa pela prefeitura de Mossoró. Cláudia até tentou passar a missão para seu companheiro de chapa, o advogado Canindé Maia, mas ele prefere permanecer vice. Rosalba não vai interferir na decisão.

Mossoró: José Agripino diz que Cláudia não desiste e advogados preparam recursos para o TRE

O senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM é quem garante.

A prefeita afastada Cláudia Regina não vai apresentar substituto.

O advogado Gustavo Severo, de Brasília, e Daniel Victor, de Mossoró, estão trabalhando todos os recursos que serão apresentados ao TRE.

"Cláudia Regina vai às últimas consequências", afirmou agora ao Blog o senador.

Sandra poderá substituir Larissa Rosado

Enquanto Cláudia Regina (DEM) procura substituto, a deputada federal Sandra Rosado (PSB) pode ocupar a vaga da filha Larissa Rosado (PSB), que foi mantida inelegível pela ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ainda há um recurso pendente no TER, mas só deve ser julgado na próxima terça-feira (29). E diante da possibilidade da inelegibilidade, Sandra Rosado entraria no páreo.

Henrique vem ao interior dizer que quer voto casado com Wilma
 
O deputado federal e pré-candidato a governador Henrique Eduardo Alves vai agendar uma pauta de visitas ao interior do Rio Grande do Norte na próxima segunda feira.

Henrique vai cobrar de todos os aliados da legenda e da aliança com outros partidos, o voto casado para ele e Wilma de Faria para o senado. Sem exceção em nenhum município do Estado.

Coligação de Henrique deverá eleger, no mínimo, 16 deputados estaduais

A coligação que reúne mais de uma dezena de partido em torno das candidaturas de Henrique Alves (Governo), João Maia (Vice) e Wilma de Faria (Senado) deverá levar para a assembléia legislativa, de acordo com cálculos mais pessimistas, um número de, no mínimo, 16 deputados estaduais.

É que se escuta nos meios políticos.

O "G-10, liderado pelo PV, anunciará na próxima semana apoio a pré-candidatura de Henrique Eduardo Alves

O grupo de pequenos partidos intitulado "G-10?, liderado pelo Partido Verde, anunciará, na próxima semana, o apoio a pré-candidatura do deputado federal Henrique Eduardo Alves. Ainda não está confirmado como será feito o anúncio, mas é certo que ocorrerá na próxima semana.

O G-10 cuidará agora de definir a composição para aliança proporcional.

Garibaldi entrega hoje mais três agências do INSS


O ministro da Previdência Garibaldi Filho entrega hoje três Agências da Previdência no estado do Ceará. As unidades estão instaladas nos municípios de Milagres, Aurora e Caririaçu 

A instalação da agência de Milagres vai beneficiar a quase 28 mil habitantes. Já a unidade de Aurora vai beneficiar a uma população estimada em 24 mil habitantes. Em Caririaçu a população beneficiada pela APS é de 26,3 mil habitantes.

Assembleia recebe novo pedido de impeachment


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte recebeu um novo pedido de impeachment contra governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Com as acusações de que a chefe do Executivo estadual não cumpre decisões judiciais e não atende as demandas básicas da população, os coordenadores do Movimento Articulado de Combate a Corrupção (Marcco) entraram ontem com um processo na Assembleia Legislativa pedindo a abertura do impeachment e o afastamento imediato da governadora Rosalba Ciarlini.

O Movimento, integrado por representantes de 25 entidades, justifica a medida como "quadro de absoluto desgoverno na sua gestão e do não atendimento das necessidades da população". Em nota, o Marcco disse que Rosalba Ciarlini dá demonstrações de pretender governar acima das leis.

O documento entregue na Assembleia possui 152 páginas e aponta uma série de supostas ilegalidades que estariam sendo praticadas pela governadora Rosalba Ciarlini. "São condutas que ofendem cabalmente a moralidade administrativa, as leis orçamentárias e as decisões judiciais, revelando que o caos instalado em todas as áreas prioritárias do Estado decorrem da forma ímproba como a Senhora Governadora vem tratando o dinheiro público no exercício do seu mandato", diz um dos trechos do documento.

Rio Grande do Norte espera vacinar quase 800 mil pessoas contra a gripe
A secretaria do Estado da Saúde pública espera que um público superior a 769 mil pessoas compareça às unidades de saúde de todo o estado no período de hoje até dia 9 de maio para participar da campanha Nacional de Vacinação contra a Influeza que tem como tema "Vacinação contra a gripe: Você não pode faltar".

A campanha foi lançada no Brasil no último dia 22. No Rio grande do Norte, devido a questões de logística na distribuição das vacinas por parte do Ministério da Saúde, a ação vai iniciar hoje. Neste sábado(26), dia D da campanha, haverá uma grande mobilização em todas as unidades de saúde do estado.

Serão oferecidas vacinas para os grupos como: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Dilma diz que vai criar uma segunda etapa do Pronatec, após o cumprimento de meta das matrículas

A presidenta anunciou que irá criar a segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no fim deste ano, quando for cumprida a meta de matrículas. "Temos certeza de que antes do fim do ano a gente vai ter cumprido os 8 milhões. Aí vamos criar o Pronatec 2", disse.

O programa chegou hoje a quase 7 milhões de matrículas, disse. "Como qualquer coisa na vida, a gente quando conquista uma parte quer outra. O governo também tem de olhar para o futuro e querer mais. Não há país desenvolvido que possa crescer, ficar cada vez mais rico se não tiver cidadãos formados na área técnica", declarou a presidenta, após dizer que o Brasil está na fase de "dar um outro salto" e "seguir mais longe".

Governo lança pacote automotivo

O governo vai anunciar, na próxima semana, um conjunto de medidas para estimular o setor automotivo, que enfrenta queda nas vendas, aumento no estoque e ameaça demitir trabalhadores.

Segundo um interlocutor, as medidas vão na linha de destravar o crédito e estimular as vendas de veículos, com redução do valor de entrada, atualmente em 40% e alongamento do prazo de pagamento, em 48 meses em média.

PT pressiona Vargas a deixar o partido

Integrantes do PT mudaram de estratégia e, desde ontem, passaram a pressionar o deputado André Vargas (PR) a deixar o partido. A cobrança vem de petistas do próprio Paraná, Estado de Vargas, e conta com a simpatia da cúpula do PT e do governo federal. Internamente, ele é considerado um "fardo" para a legenda.

O pedido surgiu após o parlamentar desistir de renunciar ao mandato alegando necessidade de se defender no cargo contra o processo de cassação por ligações com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. Segundo a Folha apurou, o congressista não descartava essa alternativa. Interlocutores do governo afirmam que o insucesso de petistas no convencimento de Vargas passa a ideia de que, apesar da pressão, o partido evita uma medida mais drástica por temer que ele inicie um processo de retaliação contra correligionários.

STF absolve Fernando Collor em último processo relativo a impeachment

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira absolver o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) das acusações de falsidade ideológica, peculato e corrupção passiva, referentes à época em que ele era presidente da República, entre 1990 e 1992. Na avaliação dos ministros, o Ministério Público Federal não conseguiu provar a culpa de Collor quanto aos crimes atribuídos a ele.

Collor foi denunciado pelo Ministério Público por envolvimento num suposto esquema de fraude em licitações e pagamento de propina. Conforme a denúncia, empresários do setor de publicidade pagavam propina a auxiliares diretos do então presidente. Em troca, as empresas ganhavam contratos em concorrências direcionadas. Contas pessoais de Collor, como pagamento de mesada para um filho só depois reconhecido pelo presidente, eram quitadas com a arrecadação ilícita, citou a vice-procuradora-geral da República, Eli Wiecko.

Nenhum comentário:

Postar um comentário