segunda-feira, 8 de setembro de 2014

As principais notícias você ler aqui

Servidores da saúde fazem greve e o governo avisa que vai cortar o ponto

Reclamando falta de medicamentos e manutenção nos hospitais, além de adicional de insalubridade aos servidores e corte da alimentação até dos acompanhantes dos pacientes, os servidores da Secretaria Estadual de Saúde entraram em greve nesta segunda-feira, 8.

Na lista de exigência do Sindicato dos Servidores da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, (Sindsaude), consta ainda exigência para reduzir horário de atendimento na Unidade de Agentes Terapêuticos (UNICAT) e mudanças nas jornadas de trabalho.

A lista finaliza com a exigência dos plantões eventuais e também aponta que a greve dos servidores da saúde pública do RN é contra o atraso do 13º salário dos servidores.

Em nota, o Governo do Estado informa que a greve é totalmente ilegal e até certo ponto abusiva, pois segundo ele, não existe razões para o movimento acontecer.

Médico denuncia: "Pacientes do Walfredo estão bancando a compra de ataduras para curativos"
 

Situação difícil a do Hospital Walfredo Gurgel em Natal. "Neste momento temos treze pacientes aguardando cirurgias ortopédicas, com fraturas expostas pela ingerência do poder público. Isso é inadimissivel. Faltando medicamentos e ataduras há mais de 20 dias. Os pacientes estão tendo que comprar para poder fazer os curativos".

O relato é de um médico-ortopedista em contato com o Blog do Marcos Dantas, e que pediu o anonimato. Ele ainda garantiu que vários pacientes passaram horas deste domingo (07) deitados no chão, aguardando transferências.

Agenda dos candidatos ao governo RN para esta segunda (08)

Confira a agenda para esta segunda-feira (08) dos candidatos ao governo do estado, em ordem alfabética:

Araken Farias (PSL)

14h: Reunião no comitê de campanha
18h: Entrevista a uma emissora de TV
19h: Reunião na OAB/RN.

Robério Paulino (PSOL)

7h: Panfletagem na Escola Arte de Crescer
10h: Gravação de programa eleitoral
19h: Debate sobre Gestão Pública na reitoria da UFRN

Robinson Faria (PSD)

9h: Caminhada nos conjuntos Jardim das Flores e Jardim Floresta, na Zona Norte de Natal
12h: Recebe Lideranças Políticas
16h: Caminhada na Comunidade da África, Zona Norte de Natal, com concentração na Avenida João Medeiros Filho
19h: Reunião com o Sindicato dos Médicos do RN no auditório do CDL Natal.

Simone Dutra (PSTU)

9h: Ato público dos servidores da saúde em frente a Sesap
15h: Reunião com o comando da campanha
19h: Debate sobre Gestão Pública na reitoria da UFRN.

Henrique Alves (PMDB)

8h30: Participa do evento 'Motores do Desenvolvimento' sobre Educação
17h: Encontro com as mulheres no Versailles
19h: Debate sobre Gestão Pública na reitoria da UFRN
20h: Participa de sabatina com o Sindicato dos Médicos e Odontologistas no auditório da CDL.

Robinson e Fátima no Agreste

Em caravana pelo Agreste no domingo (07) em que se comemora o Dia da Independência do Brasil, os candidatos Fátima (Senado) e Robinson (Governo) pregaram o voto livre e consciente. Eles percorreram os municípios de Serra de São Bento, Passa e Fica e São José de Campestre.

Entre os presentes, os candidatos a vice-governador, Fábio Dantas; o suplente de senador Theodorico Neto; os postulantes a deputados estaduais e federais Adriano Gadelha, Hugo Manso, Zé Dias, Fábio Faria e Cristiane Dantas; além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças.

Ministro Garibaldi Filho tira férias

Só do ministério da Previdência. Garibaldi Filho viaja à Brasília hoje (08) e permanece até quinta-feira (11) cumprindo agenda administrativa.

Depois tira férias e volta ao Rio Grande do Norte e vai pedir voto para o primo Henrique Alves, Wilma de Faria e, claro, o filho Walter Alves. Garibaldi só retoma suas atividades na Previdência depois da eleição.

Henrique no Agreste: "Só fala mal dos outros, quem não tem nada de bom para falar de si mesmo"

"Na minha vida, eu aprendi uma coisa: só fala mal dos outros, quem não tem nada de bom para falar de si mesmo". Essa foi a mensagem deixada pelo candidato do PMDB ao governo do estado, Henrique Alves, ao defender uma campanha limpa, neste domingo (07), durante passagem da Caravana da Mudança pelos municípios de Vera Cruz, Monte Alegre e Santo Antônio, na região Agreste.

O prefeito de Monte Alegre, Severino Rodrigues (PMDB), recebeu Henrique e Wilma de Faria e disse: "Henrique é o grande diferencial, só ele pode resgatar o Estado. Eu não tenho dúvidas de que Monte Alegre vai votar em peso no meu governador. Continuarei firme casa a casa conquistando o voto para elegê-lo em 5 de outubro".

Acompanhado da candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB), Henrique foi recebido com festa pelos prefeitos dos três municípios. O ministro Garibaldi Filho (PMDB) e os candidatos a deputado federal, Walter Alves (PMDB) e Rafael Motta (PROS), além do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PROS), que disputa a reeleição, acompanharam a caravana.

Caravana da Mudança na Grande Natal

A Caravana da Mudança começou a programação deste domingo à noite no município de Vera Cruz, onde a neblina não dispersou a população da cidade que foi às ruas ouvir as propostas da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), candidata ao Senado, e o deputado Henrique Eduardo Alves (PSB), candidato a governador.

Na ocasião, o deputado estadual Tomba Faria (PSB) fez um enfático discurso, durante o qual defendeu a eleição dos candidatos da coligação União pela Mudança. "Não podemos perder a oportunidade de escolher o melhor para o Rio Grande de Norte, Wilma para o Senado, e Henrique para o Governo", disse.

Wilma de Faria lembrou as obras que foram realizadas no município quando ela era governadora. E destacou a importância da união dos qie defendem o crescimento e desenvolvimento do Estado. Também participaram da mobilização o ministro Garibaldi Filho, o deputado Ricardo Motta, o verador Rafael Motta, o ptefeito de Vera Cruz, João Paulo, e o ex-prefeito Marcos Cabral. A Caranva da Mudança de Vera Cruz vai para Monte Alegre e Santo Antônio.

Nelter termina o final de semana visitando a Barragem de Oiticica com Henrique

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, esteve neste domingo (07) visitando o canteiro de obras da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, ao lado do deputado estadual Nelter Queiroz e do prefeito George Queiroz.

Henrique aproveitou para fazer uma gravação que será veiculada em seu programa eleitoral.

Henrique e Robinson serão sabatinados pelos sindicatos da saúde em horários diferentes

Os candidatos ao governo Henrique Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD) serão sabatinados hoje (08), no auditório da CDL/Natal, pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (SINMED) Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN).

Com uma diferença…

Eles não se enfrentarão diretamente. Robinson será ouvido membros dos sindicatos às 19h, enquanto Henrique espera sua vez de falar às 20h30.

RN tem segundo pior Ideb do país no ensino médio da rede estadual

A rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte teve o segundo pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013/2014 do país. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com uma nota de 2,7, o ensino médio das escolas do RN ficou empatado com Mato Grosso e Pará, e só ficou acima de Alagoas (2,6) no ranking nacional. A posição permaneceu a mesma do ano passado. O estado ficou 0,5 abaixo da nota projetada 2013, que apontava o RN com um índice de 3,2.

O mau desempenho se repetiu nos anos finais do ensino fundamental. A nota da rede estadual de ensino potiguar aumentou de 2,9 para 3,1, mas ficou empatada antepenúltimo lugar com a Bahia. O resultado só foi superior ao das escolas de Alagoas e Sergipe (2,7), e Pará e Paraíba, com nota 3,0. A projeção era de nota 3,4.

Nos anos iniciais do ensino fundamental o Rio Grande do Norte (3,9) só foi melhor do que Amapá (3,8) e Pará (3,6). O índice cresceu 0,2 em relação ao Ideb de 2011. A meta projetada para 2013 era 3,6.

A Secretaria Estadual de Educação (SEEC) fez ressalvas ao resultado. De acordo com a SEEC, a avaliação é amostral e só selecionou 50 das 290 escolas da rede estadual de ensino com ensino médio. A secretaria conta que as instituições, selecionadas aleatoriamente, possuíam fragilidades e que um resultado ruim já era esperado. A SEEC acrescenta que não quer justificar o mau desempenho nem criticar a pesquisa.

Desembargador determina que Governo do RN regularize repasses da farmácia básica e atenção básica aos municípios


O Desembargador Expedito Ferreira, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, deferiu parcialmente pedido de liminar em ação do Ministério Público Estadual que cobra dívida da farmácia básica e atenção básica em favor de todos os municípios do Estado. A ação foi ajuizada pelo MPRN em parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) para reverter um prejuízo de R$ 60,5 milhões às cidades.

Na ação que foi assinada, da parte do MPRN, pelo Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, e os Promotores de Justiça de Defesa da Saúde, o Desembargador determina que o Estado, por intermédio da Governadora e do Secretário Estadual de Planejamento, regularize os repasses mensais aos municípios com alocação imediata e expedição do respectivo empenho de recursos no valor de R$ 912 mil, procedendo se necessário com a abertura de crédito orçamentário suplementar suficiente, visando restabelecer os repasses financeiros de recursos ao programa Fortalecimento da Atenção Básica, a partir da competência de outubro/2013.

Os repasses devem se dar até o quinto dia último do mês subsequente, sem solução de continuidade, cabendo ao Governo realizar, se necessário, a anulação de outras dotações orçamentárias existentes em áreas menos prioritárias.

O Desembargador Expedito Ferreira determinou também a abertura de crédito especial em favor do Programa da Assistência Farmacêutica Básica para assegurar a regularização imediata dos repasses financeiros a referida ação de saúde aos municípios do Rio Grande do Norte.

O estado não vinha cumprindo uma obrigação básica que prejudica a prestação de saúde aos municípios e que graças à decisão esse serviço público essencial poderá ser reforçado com recursos, em prol da população. A ação foi uma alternativa já que várias tentativas administrativas de solução para o problema se mostraram infrutíferas.

Faltam 27 dias para o primeiro turno das eleições gerais 2014
 

O primeiro turno das Eleições 2014 será realizado no próximo dia 5 de outubro, das 8h às 17h, horário de Brasília. Nesta data, 142.822.046 eleitores poderão escolher seus candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.

A maior parte do eleitorado brasileiro é formada por mulheres, sendo 74.459.424 eleitoras (52,13%) contra 68.247.598 eleitores (47,79%). A maioria está localizada na região sudeste, que concentra 43,44% do total nacional.

O pleito contará com cerca de 530 mil urnas distribuídas em mais de 450 mil seções destinadas à recepção do voto, número que pode ser reduzido em razão de agregação de seções, caso o mínimo de 50 eleitores por seção não seja alcançado.

Aproximadamente 2,4 milhões de mesários, incluindo os voluntários, trabalharão nas eleições gerais em todos os municípios do país e nas seções de votação no exterior.

Em 2014, houve um crescimento de 76,75% dos eleitores que residem fora do Brasil. Eram 200.392 eleitores registrados no exterior em 2010, e este ano o número subiu para 354.184.

Voto em trânsito - Foram cadastrados para votar em trânsito no 1º turno das eleições presidenciais 84.418 eleitores. O TSE recebeu outros 79.513 registros em caso de um eventual 2º turno do pleito. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados mais procurados pelos eleitores que vão votar fora de seu domicílio eleitoral.

Identificação biométrica - Nas eleições gerais de 2014, mais de 21 milhões de eleitores de 762 municípios brasileiros vão votar em urnas eletrônicas com leitores receptivos de impressões digitais, mais conhecidos como leitores biométricos. A biometria será realizada em todos os estados, mas apenas em Alagoas, Amapá, Sergipe e no Distrito Federal 100% dos eleitores estarão aptos a votar em urnas com identificação biométrica. A meta é que até 2018, todos os cidadãos do país sejam identificados por meio da biometria.

Com menos de um mês para as urnas, agora é guerra

 

Há menos de um mês atrás, a dúvida que acompanhava a corrida presidencial era se Dilma Rousseff venceria no primeiro turno ou se ela enfrentaria o tucano Aécio Neves (PSDB) na segunda etapa das eleições. Mas o acidente que matou Eduardo Campos alterou a disputa e, em poucos dias, Marina Silva (PSB) passou a ser a candidata com melhor percentual nas pesquisas de intenção de voto no segundo turno - que se tornou inevitável.

A Veja destaca que o mais recente episódio que pode chacoalhar o cenário eleitoral envolveu o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e suas delações. Conforme revelou VEJA nesta semana, ele citou os políticos beneficiados pelo esquema de corrupção na estatal em depoimento à Polícia Federal. A investigação sobre o escândalo da Petrobras pode alterar o panorama justamente quando a campanha entrava no momento de consolidação dos votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário