terça-feira, 28 de outubro de 2014

As principais notícias você ler aqui

Equipe de Robinson pode ter ex-auxiliares de Rosalba

Por enquanto, tudo está no campo da especulação… mas continuam pelos corredores do poder notícias sobre a formação da equipe do governador eleito pelo PSD, Robinson Faria, pode incluir ex-auxiliares da governadora Rosalba Ciarlini e a filiados ao PT. A legenda apostou na aliança com Robinson para as eleições no estado. A coordenadora da equipe de transição, por exemplo deve ser a advogada Tatiana Mendes Cunha, que já foi consultora geral do Estado.

Governador eleito no RN não descarta nomear mulher

Eleito governador no Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD) afirmou à Folha de São Paulo defender nomeações por critérios técnicos, mas que não descarta a possibilidade de indicar a mulher para a gestão.

A advogada e analista de sistemas Julianne Faria, 42, poderá assumir a área social do novo governo, segundo Robinson, por ser "muito religiosa, humanitária e sensível".

"Ela irá me ajudar como voluntária", disse o governador eleito num primeiro momento. Questionado se descartava indicar a mulher para uma secretaria, afirmou que "não tem nada definido".

"PT terá secretarias estratégicas", diz Robinson Faria

Questionado sobre a participação do PT na administração, o governador eleito Robinson Faria disse que o partido será contemplado com pastas estratégicas da gestão. "O PT é o partido que tem grandes nomes, tem uma participação das universidades, tem economistas, pessoas com  perfil técnico elevado e está dentro do nosso pensamento e o PT será muito forte como aliado em Brasília", respondeu.

Robinson Faria ressaltou que o Partido dos Trabalhadores será fundamental na administração. "O nosso governo será compartilhado, PT e PC do B, mas o PT será fundamental para o sucesso da minha gestão", observou.

Henrique faz planos para 2015

Segundo comenta-se nos bastidores, cotado para assumir um ministério no segundo governo de Dilma Rousseff (PT), o deputado federal Henrique Alves (PMDB) ainda não vislumbra essa possibilidade.

Ele negou, pelo menos por enquanto, essa possibilidade e afirmou que agora irá se dedicar a dois assuntos: a gestão de suas empresas de comunicação no Estado (é dono de uma rádio, uma TV e um jornal) e a união nacional e local do PMDB.

Afirmou ainda que pretende circular mais pelo Rio Grande do Norte para evitar ser criticado pela ausência no Estado, o que ocorreu durante a campanha.

"Vou experimentar um pouco ser político e empresário. Vou fazer um pouco dos dois", afirmou.

Ricardo Motta se mantém na disputa para Presidência da Assembleia

O deputado estadual Ricardo Motta (PROS) campeão de votos no RN, mantém o seu desejo de disputar à reeleição da presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Motta que se recupera de um procedimento cirúrgico deverá iniciar nos próximos dias o trabalho na busca de apoio dos colegas para o seu projeto.

Michel Temer ganha pontos com Dilma e deve ser responsável por parte das indicações do primeiro escalão
Dilma Rousseff é diplomada na tarde desta sexta-feiraO vice-presidente Michel Temer  ganhou pontos com a presidente durante a campanha e deve ser o responsável por parte das indicações do PMDB para o futuro primeiro escalão.

Entre os aliados, o governador do Ceará, Cid Gomes (PROS), é cotado para  um cargo de destaque no primeiro escalão. Ele pode ocupar o Ministério da Integração Nacional, para concluir a transposição do São Francisco, ou mesmo o Ministério da Educação. Mas para essa última pasta, há resistência de petistas, que preferem a permanência de José Henrique Paim.

PMDB obtém 7 governos estaduais, seguido por PSDB e PT

O PMDB foi o partido mais vitorioso nas eleições estaduais deste anos, conquistando nas urnas os governos de sete Estados, seguido por PSDB e PT. O PMDB, partido do vice-presidente da República, Michel Temer, que já havia eleito quatro governadores no primeiro turno, conquistou o governo de mais três Estados neste domingo: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rondônia. Com o resultado, um dos maiores partidos do país e mais pulverizado passa a comandar sete unidades da Federação. O PSDB, que já havia conseguido reeleger no início de outubro seus governadores no Paraná e São Paulo, importante colégio eleitoral, obteve mais três vitórias neste domingo, totalizando 5 governadores eleitos.

O PT, que na primeira rodada de votações elegeu seu candidato ao governo de Minas Gerais -o segundo maior colégio eleitoral do país e até então reduto do PSDB- e em outros dois Estados, obteve mais duas vitórias em disputas neste domingo, totalizando cinco governadores. O PSB elegeu os governadores do Distrito Federal e da Paraíba neste domingo e já havia ganho a disputa estadual de Pernambuco no primeiro turno. Nas eleições de 2010 era o PSDB quem liderava o ranking, com oito governadores eleitos, seguido do PSB, com seis, e do PMDB e PT, empatados com cinco.

Candidatos que não disputaram 2º turno têm até 4 de novembro para prestar contas

Os candidatos que participaram somente do primeiro turno das Eleições 2014, realizado em 5 de outubro, têm até o próximo dia 4 de novembro para prestar as contas dos recursos arrecadados e das despesas de campanha.

Já os candidatos a presidente da República e a governador que disputaram o segundo turno ontem (26) devem prestar contas de campanha à Justiça Eleitoral até 25 de novembro. São obrigados a prestar contas: o candidato e os diretórios partidários, nacional e estaduais, em conjunto com seus respectivos comitês financeiros.

Candidatos poderão não ser diplomados

O candidato que não prestar contas fica impedido de obter certidão de  quitação eleitoral e não poderá ser diplomado. A sanção para o partido que deixar de apresentar as contas é a perda do direito ao recebimento da quota do Fundo Partidário do ano seguinte ao trânsito em julgado da decisão.

Caso a prestação de contas seja desaprovada, a Justiça Eleitoral remeterá cópia de todo o processo ao Ministério Público Eleitoral, que poderá pedir abertura de investigação judicial para apurar uso indevido, desvio ou abuso do poder econômico ou do poder de autoridade.

Tucanos se dividem sobre o futuro de Aécio

No círculo próximo ao senador mineiro Aécio Neves, circulam hoje duas teses sobre seu futuro político. Alguns aliados entendem que ele saiu mais forte da eleição presidencial e pode sair candidato novamente em 2018. O argumento em favor do mineiro seria o de que a distância para a presidente Dilma Rousseff foi pequena o bastante para valer uma nova tentativa.

Vice de Aécio disse que Dilma não terá lua de mel

O candidato a vice-presidente de Aécio Neves, Aloysio Nunes Ferreira, disse que a presidenta Dilma Rousseff "não tem direito à lua de mel", prometendo uma oposição "firme" e "sem transigência". Aloysio e Aécio retomam suas atividades parlamentares após o fim das eleições. "Não tem por que diminuir a intensidade da oposição. Ela (Dilma) não tem direito à lua de mel que todo governante recém-eleito tem quando tem novo mandato", afirmou Nunes.

Líderes decidem hoje as propostas a serem votadas após as eleições
O Plenário da Câmara dos Deputados volta a se reunir hoje, às 16 horas, depois de uma semana de pausa na véspera do segundo turno no País. A pauta de votações será determinada pelos líderes partidários, que se reunirão às 14h30. O presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, já adiantou a intenção de votar diversas mudanças na Constituição consideradas polêmicas.

As votações também serão influenciadas pelo resultado das urnas, que podem levar ao esvaziamento da Casa para renegociação de alianças. Nas últimas três eleições, em 2002, 2006 e 2010, não houve votações em Plenário na semana imediatamente após o segundo turno.

A pauta do Plenário está trancada por um projeto de lei com urgência constitucional, o que limita a análise de outros projetos de lei. Poderão entrar em votação, no entanto, propostas de emenda à Constituição (PECs), projetos de decreto legislativo, medidas provisórias e projetos de resolução.

Comentários preconceituosos contra nordestinos na web podem ser punidos

Assim que o resultado das eleições presidenciais foi divulgado, às 20h de ontem (26), os comentários sobre a participação dos votos do Nordeste na vitória da candidata do PT, Dilma Rousseff, começaram a surgir nas redes sociais. Segundo o diretor-presidente da organização não governamental (ONG) SaferNet Brasil, Thiago Tavares, as páginas na internet e nas redes sociais que têm violações aos direitos humanos serão investigadas e seus autores poderão ser punidos. Tavares explica que, assim como quem cria, quem compartilha um conteúdo de ódio e preconceito também pode ser responsabilizado criminalmente.

Tavares, que é professor de direito da informática da Universidade Católica de Salvador, disse hoje (25) que, desde ontem, a ONG recebeu 421 denúncias referentes a 305 novas páginas nas redes sociais, especialmente no Twitter e no Facebook, com o objetivo de promover o ódio e a discriminação contra a população de origem nordestina.

"Lamentavelmente, tudo indica que hoje essas manifestações devem continuar crescendo e ao longo desta semana também", disse o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário