quarta-feira, 11 de maio de 2016

As Principais Notícias Você Ler Aqui

Em Mossoró Jório Nogueira deverá perder o cargo

Com dez votos a favor e quatro abstenções, a câmara municipal de Mossoró aprovou um requerimento de autoria do vereador Tassyo Mardonny(PSDB), que poderá resultar no afastamento do vereador-presidente Jório Nogueira (PSD) do cargo.

Mossoró: Rosalba não mentiu quanto criticou Silveira

A ex-governadora do Rio Grande do Norte e pré-candidata a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, aproveitou sua participação no programa do PP para criticar a gestão do prefeito Silveira Júnior. Desceu a lenha. E não mentiu.

Governo do Estado esclarece que Marcelo Marcony permanecerá na Administração até nomeação do substituto

Por meio da Assessoria de Comunicação Social, o Governo do Estado entrou em contato com o blog para esclarecer a nota postada abaixo, acerca do expediente cumprido pelo Secretário Estadual de Administração, Marcelo Marcony, que está demissionário desde a semana passada, segundo comunicado oficial do próprio Governo.

A Assessoria de Comunicação esclareceu que o Governo do RN aguarda a liberação do Governo da Paraíba para Walber Virgulino assumir a SEJUC e assim Cristiano Feitosa possa substituir Marcelo Marcony na Administração.

Rafael Motta reúne 13 prefeitos do RN em Brasília

O deputado federal Rafael Motta (PSB) reuniu no início da tarde de hoje (10), em Brasília, 13 prefeitos e um presidente de Câmara Municipal para um almoço com o objetivo de debater demandas dos municípios potiguares e prestar contas sobre o trabalho dele na Câmara dos Deputados. Os representantes municipais estão na Capital Federal para participar da 19ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O evento acontece até a próxima quinta-feira (12).

"Nesse cenário de crise nacional, é importante também mostrar a situação dos prefeitos do RN, que estão vivenciando momentos ainda mais difíceis pelas reduções drásticas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além disso, aproveitamos esse encontro também para prestar contas do nosso trabalho, apresentando o nosso trabalho na busca por recursos federais e nosso posicionamento em matérias de importante repercussão para os municípios", afirmou Rafael Motta.

Câmara de Vereadores aprova impeachment de prefeita potiguar

Por oito votos a favor a Câmara Municipal de Areia Branca cassou no fim da tarde desta terça-feira o mandato da prefeita Luana Bruno (PMDB).

A Comissão Especial de Investigação (CEI) era presidida pelo vereador Duarte Júnior (PTN) e relatada pelo vereador João Ferreira Tavernard Souto Neto (PP).

Votaram pela cassação: Aldo Dantas (PSDB), Antônio Carlos de Souza (PCdoB), Antônio Luiz Neto (PDT), Dijalma da Silva Souza (PCdoB), Duarte Júnior (PTN), José Sandro Gois (PV) e Francisco José de Souza Neto (PP). Se abstiveram os vereadores Alderi Batista (PMDB), João Paulo Borja (PSB) e José Nazareno de Lemos (PSB).

Com dificuldades na gestão desde o início do mandato, a prefeita foi afastada sob a acusação de atrasar o pagamento de salários do funcionalismo, não pagamento do décimo terceiro salário dos servidores e prática de licitações viciadas.

A sessão foi iniciada às 14h com intensa movimentação na Câmara Municipal da cidade litorânea.

Com a decisão da Câmara, Luana Bruno foi afastada imediatamente do cargo que será assumido no início da noite pela vice-prefeita Lidiane Garcia (PMN).

ADUERN define indicativo de greve para o dia 20 devido atrasos salariais   

A Assembleia dos docentes da UERN definiu indicativo de greve para o dia 20/05 em repúdio aos constantes atrasos salariais e reivindicando o pagamento até o último dia do mês trabalhado. A ADUERN já impetrou uma ação judicial cobrando o pagamento dos salários em dia, infelizmente a ação permanece parada e sem nenhuma resposta concreta para os(as) trabalhadores(as).

"Estamos realizando este debate pela via judicial, que até agora não foi suficiente. Desde o início do ano, já temos somados 21 dias de atrasos salariais e o indicativo de greve é uma forma de mostramos que ficaremos apáticos diante de tal situação. Não obstante nossa defasagem salarial, ainda temos que conviver com constantes atrasose a falta de uma calendário que nos possibilite um planejamento financeiro", afirmou a diretora da ADUERN, Patrícia Barra.

Durante a tarde de hoje, representantes do Fórum de Servidores Estaduais, incluindo o vice-presidente da ADUERN, Gautier Falconieri, participam de audiência com o Governo do Estado, a fim de cobrar uma saída para os atrasos salariais, que tem infringido perdas a várias categorias do serviço público.

As atividades político-culturais da ADUERN terão continuidade a partir das 18h, em frente aos portões do Campus Central, em Mossoró. Com apresentação de grupos musicais, recital de poesias e debate acerca sobre a situação dos docentes da UERN.

Fernando Bezerra diz que governo Temer será benéfico para o Brasil

Na iminência de ver o atual vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), assumir o cargo maior da política brasileira devido a possibilidade de impeachment de Dilma Rousseff (PT), o ex-senador e ex-governador do Rio Grande do Norte, Fernando Bezerra, disse acreditar no potencial de Temer para gerir o país.

"Minha expectativa é positiva. Eu creio que a equipe que está sendo montada na área econômica será capaz de tirar o Brasil dessa situação difícil que está vivendo. É obvio que não será fácil e nem rápido, mas tenho esperanças de que haverá mudanças", declarou o ex-ministro em contato com o portal Agora RN.

Questionado sobre o efeito que o governo do PMDB traria para o Estado, Bezerra voltou a citar a crise econômica como problema crucial e fez um prognóstico para que tudo possa ser resolvido: "Sendo bom para o Brasil de maneira geral (Temer no comando). O estrago foi muito grande. Certamente, quando essa coisa começar a surtir efeito, apesar de saber que demorará mais ou menos 1 ou 2 anos, nós veremos os resultados satisfatórios", completou.

Por fim, Fernando avaliou o governo de Robinson Faria no RN e o parabenizou por estar conseguindo lidar com as dificuldades: "Acho que Robinson tem muita boa vontade, mas tem encontrado dificuldades grandes. Não há condições, ainda, de fazer uma avalição do governo dele. O fato é que tem feito um esforço enorme para as coisas fluírem corretamente. A dificuldade que ele encontra é a mesma que todos os demais governadores também vivem", concluiu.

Cerca de 800 integrantes do MST mantém ocupação de fazenda ligada à Temer

Integrantes do MST mantêm a ocupação da Fazenda Esmeralda, em Duartina, interior de São Paulo, invadida na madrugada de segunda-feira, 9, por 800 militantes, segundo a PM, pertencente à empresa Argeplan e ao ex-coronel da PM João Baptista Lima Filho, amigo do vice-presidente Michel Temer (PMDB).

O MST alega haver indícios de que a propriedade teria Temer como sócio oculto. Até o início da noite, os proprietários não tinham dado entrada ao pedido de reintegração de posse no Fórum de Duartina, segundo informação do TJSP.

Provável ministro da Justiça compara protestos a atos de guerrilha

Cotado para o Ministério da Justiça em um eventual governo de Michel Temer (PMDB), que deve ser fundido com a Secretaria de Direitos Humanos, o secretário de Segurança de São Paulo, Alexandre de Moraes, classificou os protestos contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff na manhã desta terça (10) de "atos de guerrilha".

"Eu não diria que foram manifestações. Foram atos que não configuram uma manifestação porque não tinham nada a pleitear. Tinham, sim, a atrapalhar a cidade. Eles agiram como atos de guerrilha. Nós vamos identificar [as pessoas], porque há atitude criminosas, inclusive colocando em risco outras pessoas, como no caso da 23 de Maio e em outros locais onde pneus foram queimados", disse o secretário do governo Alckmin (PSDB).

Como será a sessão no Senado para afastamento da presidenta Dilma

O plenário do Senado Federal vota hoje (11) o relatório da Comissão Especial do Impeachment sobre a admissibilidade do processo contra a presidenta Dilma Rousseff. O parecer do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) é favorável à continuidade do processo por considerar que há indícios de que Dilma praticou crime de responsabilidade. A sessão começou depois das 9h.

Sessão dividida

Até o encerramento da sessão dessa terça-feira (9), 67 senadores tinham se inscrito para falar. Eles terão direito a 15 minutos de discurso cada. A sessão será dividida em três blocos: de 9h às 12h, de 13h às 18h e de 19h em diante.

Após a discussão dos senadores, o relator falará também por 15 minutos e depois o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, que faz a defesa de Dilma, por mais 15 minutos. A defesa será a última a falar.

Orientação de bancada

Os líderes partidários não farão o tradicional encaminhamento de votações por se tratar de um julgamento, e não da aprovação de propostas.

Votação

Os senadores votarão no painel eletrônico do Senado e não vão justificar o voto, nem falarão antes de votar. Cada senador pode votar sim, não ou se abster. Após a conclusão da votação, o painel será aberto e o resultado anunciado.

Afastamento

Se os senadores decidirem pela continuidade do processo de impeachment da presidenta, Dilma Rousseff deverá ser afastada por 180 dias. O quórum mínimo para votação é de 41 dos 81 senadores (maioria absoluta). Para que o parecer seja aprovado, é necessário o voto da maioria simples dos senadores presentes - metade mais um. O presidente do Senado só vota em caso de empate.

Publicação

A decisão será publicada no Diário do Senado amanhã (12). Somente após isso e caso o parecer seja admitido, o primeiro-secretário Vicentinho Alves (PR-TO) levará a notificação à presidenta.

Posse

Com um possível afastamento de Dilma, o vice-presidente Michel Temer tomará posse. De acordo com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não há necessidade de nenhuma cerimônia especial, uma vez que Temer já prestou juramento à Constituição junto com Dilma em 1º de janeiro de 2015.

Acompanhe a sessão ao vivo aqui: http://www.senado.gov.br/noticias/tv

Delcídio do Amaral tem mandato cassado


O senador Delcídio do Amaral teve o mandato cassado.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), proclamou o resultado: 74 senadores votam pela cassação. Houve apenas uma abstenção.

Suplente de Delcídio Amaral é milionário sul-mato-grossense e amigo de ex-presidente Lula

 

Com a cassação do senador Delcídio Amaral o seu suplente já pode assumir naquela que é a sessão mais importante do Senado nos últimos 25 anos. Pedro Chaves dos Santos Filho, de 75 anos, é um empresário muito bem-sucedido do Mato Grosso do Sul, criador da Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal (Uniderp), uma das maiores instituições privadas de ensino do Brasil.

Chaves vendeu a Uniderp e outras quatro universidades por R$ 246 milhões para o grupo Anhanguera. Quando o grupo estrangeiro Fidelity Worldwide Investment comprou mais de 70% das ações da Anhanguera, Chaves também lucrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário